Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

8 de maio: dia mundial do câncer de ovário

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer

No Brasil, cerca de 6.650 mulheres devem ser diagnosticadas com câncer de ovário em cada ano do triênio 2020/2022, segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer). O câncer de ovário é, na maioria dos casos, diagnosticado tardiamente devido à ausência de métodos de rastreamento. 

O dia mundial do câncer de ovário começou em 2013, com um grupo de líderes de organizações de defesa do câncer de ovário em todo o mundo. É uma oportunidade de falarmos mais sobre a doença, conscientizar sobre os cuidados necessários e alertar mulheres sobre a importância de estarem atentas à própria saúde. 

Em parceria com a Coalizão Mundial do Câncer de Ovário, nós e mais 170 organizações do mundo todo trabalhamos ao longo de todo o mês de maio pela conscientização sobre a doença apoiando a #PowerfulTogether que reforça a importância de usarmos a nossa voz para informar sobre este tipo de tumor. 

5 coisas que todo mundo deveria saber sobre o câncer de ovário

  1. Papanicolaou NÃO diagnostica câncer de ovário.
  2. Normalmente, a doença é diagnosticada em estágio avançado.
  3. Diagnosticar o tumor antes de sua disseminação, aumenta as chances de tratamento.
  4. Conhecer os sintomas pode levar a diagnósticos mais precoces.
  5. Os sintomas mais comuns são: inchaço abdominal persistente, dor pélvica ou abdominal, dificuldade para se alimentar, sensação de saciedade e alterações urinárias. 

Quer saber mais sobre o câncer de ovário? Acesse nossa página especial

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!