Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

3° Reunião do Cosaúde discute medicamentos oncológicos

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer

Nos dias 15 e 16 de março, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou a terceira reunião da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde). 

Nessa reunião de análise, foram discutidos 5 tecnologias, sendo que uma delas com três indicações de uso:

No dia 15 pela manhã, a comissão discutiu as contribuições de consulta pública e de tarde discutiu o medicamento lorlatinibe (Lorbrena®), indicado para câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC). A reunião não foi transmitida, devido a outra reunião da ANS que estava acontecendo ao vivo.

No dia 16, o primeiro item analisado foi o medicamento acalabrutinibe (Calquence®), com três indicações: o tratamento de Leucemia Linfolitica Crônica (LLC), inclusive recidivada ou refratária, e para o tratamento de Linfoma de células do manto recidivado ou refratário. Os estudos apresentados para as três indicações mostraram que o acalabrutinibe é compatível ao ibrutinibe, já incorporado ao rol, em termos de sobrevida livre de progressão, e é mais seguro em termos de eventos adversos. Todas as instituições foram favoráveis à incorporação das três indicações.

Em seguida, foi analisado o medicamento apalutamida (Erleada®), indicado para o tratamento de câncer de próstata metastático sensível à castração (CPScm). Os estudos clínicos mostraram ganhos em sobrevida, em sobrevida livre de progressão e qualidade de vida para os pacientes. A maioria dos membros da Cosaúde se posicionou favorável à incorporação do medicamento.

E o medicamento enzalutamida (Xtandi®), indicado para o tratamento de câncer de próstata metastático sensível à castração (CPScm). Os estudos clínicos mostraram que a tecnologia é eficaz e segura quando comparada às demais opções disponíveis na saúde suplementar. A maioria dos membros da Cosaúde se posicionou favorável à incorporação do medicamento.

Todos os medicamentos analisados serão agora encaminhados para consulta pública para que seja ouvida a sociedade sobre essas inclusões no rol de cobertura mínima. 

A próxima reunião da Cosaúde deve acontecer na terceira semana de abril, ainda sem pauta divulgada. Os vídeos completos da reunião estão disponíveis no Youtube, aqui a manhã do dia 15/03 e aqui o dia 16/03.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!