Painel de Políticas Públicas do Câncer
Voltar17° Conferência Nacional de Saúde tem propostas aprovadas sobre câncer
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerNos dias 2 e 5 de julho, aconteceu a 17° Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. A conferência foi o momento em que toda a estrutura do controle social se uniu para fazer recomendações ao SUS.
Desde o início do ano, viemos participando ativamente da mobilização para a Conferência, junto a organizações parceiras e como parte do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC). Em maio, realizamos a nossa Conferência Livre, onde aprovamos propostas e elegemos delegadas para estarem presentes no evento, como contamos aqui. Também apoiamos a organização da Conferência Livre do TJCC e de outras organizações parceiras, como divulgado aqui.
Fruto de tantas Conferências Livres que trataram sobre o câncer, foram levadas para a Conferência Nacional de Saúde 2 diretrizes e 7 propostas que buscavam garantir a priorização da oncologia no planejamento do Ministério da Saúde.
Nossa coordenadora de advocacy, Helena Esteves, e a delegada eleita, Quézia Queiroz, estiveram presentes em todos os dias do evento, e acompanharam a discussão que culminou na aprovação de todas as diretrizes e propostas apresentadas pelas organizações ligadas a pacientes oncológicos.
As diretrizes e propostas aprovadas na Conferência foram consolidadas e aprovadas também na reunião do Conselho Nacional de Saúde e agora compõem o documento norteador do Conselho para que o Ministério da Saúde construa o planejamento do SUS para os próximos anos. Todas as diretrizes aprovadas podem ser conferidas aqui.
Na ocasião da Conferência Nacional de Saúde, também aprovamos uma moção em conjunto com as várias organizações parte do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC). A moção faz apelo ao Ministério da Saúde para a atualização da política oncológica, bem como a padronização no cuidado dos pacientes, fazendo com que leis que já existem estejam elencadas à política, para que os pacientes recebam tratamentos mais efetivos e justos ao seu diagnóstico.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


