Vivendo com câncer de ovário

Para algumas mulheres com câncer de ovário, o tratamento pode remover ou destruir o câncer, mas chegar ao fim do tratamento pode ser estressante. Ao mesmo tempo em que a mulher se sente aliviada com o término do tratamento, fica a preocupação de uma recidiva ou metástase. Esse é um sentimento muito comum para a maioria das mulheres que tiveram câncer de ovário.
 
Para outras pacientes, o câncer pode não desaparecer completamente. Algumas mulheres podem ser tratadas com quimioterapia durante anos. Aprender a viver com a doença que não desaparece pode ser difícil e muito estressante.
 
A vida após o câncer significa voltar a realizar suas atividades e também a fazer novas escolhas.
 
Cuidados no acompanhamento
 
O tratamento para o câncer de ovário pode persistir por meses ou anos. Quando o tratamento termina, os médicos irão acompanhá-la ainda de perto por alguns anos. Por isso é muito importante comparecer a todas as consultas de acompanhamento. Nessas consultas o médico sempre a examinará, conversará com você sobre qualquer sintoma que tenha apresentado, poderá pedir alguns exames de laboratório ou de imagem para acompanhamento, reestadiamento da doença e avaliação dos efeitos colaterais.
 
Acompanhamento clínico
 
São recomendadas visitas de acompanhamento com exame físico e um exame pélvico a cada dois a quatro meses nos primeiros dois anos após o tratamento, depois a cada três a seis meses ou mais nos próximos anos.
 
Exames de imagem. O médico poderá (ou não) solicitar exames de imagem dependendo do estadiamento da doença e de outros fatores. Exames como tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas ou tomografias por emissão de pósitrons serão feitas dependendo dos sinais e sintomas apresentados pela paciente.
 
Exames de sangue para marcadores tumorais. O acompanhamento do câncer de ovário geralmente inclui exames de sangue para marcadores tumorais ou hormônios que reconhecem a recidiva da doença. A escolha dos exames de sangue a serem realizados dependerão do tipo de câncer:

  • Para câncer de ovário epitelial, o CA-125 é o marcador tumoral mais utilizado para verificar a recidiva. Mas não está claro se verificar os níveis de CA-125 e tratá-lo antes de qualquer sintoma aumentará a sobrevida da paciente. O tratamento baseado apenas nos níveis de CA-125 e não nos sintomas pode aumentar os efeitos colaterais, por isso é importante discutir os prós e contras do monitoramento e da qualidade de vida do CA-125 com seu médico. Outros marcadores tumorais, como CA 19-9, CEA e HE-4, são usados com mais frequência em mulheres cujos níveis de CA-125 nunca aumentaram.
  • Para tumores de células germinativas, o sangue é verificado para alfa-fetoproteína (AFP) e/ou gonadotrofina coriônica humana (HCG).
  • Para câncer de ovário de células estromais, são verificados os níveis de hormônios como estrogênio, testosterona e inibina.

 Registros médicos
 
Por mais que você queira deixar a experiência para trás ao fim do tratamento, é também muito importante que você mantenha arquivados os exames médicos e outros dados.
 
Mantenha cópias dos seguintes documentos: laudo de patologia e de qualquer biópsia ou cirurgia; relatório de alta hospitalar; relatório do tratamento radioterápico; relatórios dos tratamentos com quimioterapia, terapia-alvo e hormonioterapia, incluindo medicamentos utilizados, doses e tempo do tratamento; e exames de imagem.
 
Como diminuir o risco do câncer progredir ou recidivar?
 
Permanecer tão saudável quanto possível é mais importante do que nunca após o tratamento do câncer de ovário.
 
Adotar comportamentos saudáveis, como não fumar, manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regulares e manter um peso saudável pode ajudá-lo a reduzir o risco da recidiva e a protegê-lo de outros problemas de saúde. No entanto, não se sabe se esses tipos de alterações podem ter efeitos positivos sobre a sua saúde de modo a se estenderem além do risco do câncer de ovário ou outros tipos de câncer.
 
Suplementos dietéticos
 
Até o momento, nenhum suplemento dietético, incluindo vitaminas, minerais e produtos à base de plantas, mostrou diminuir o risco da progressão ou recidiva do câncer de ovário. Isso não significa que nenhum suplemento ajudará, mas é importante saber que nenhum suplemento é eficaz.
 
Se você está pensando em tomar qualquer tipo de suplemento nutricional, converse antes com seu médico, para decidir quais você pode usar com segurança, evitando aqueles que podem ser prejudiciais.
 
Se o câncer voltar
 
Se a doença recidivar em algum momento, as opções de tratamento dependerão dos tratamentos já realizados anteriormente e do estado de saúde geral da paciente.
 
Risco de um segundo câncer após o tratamento do câncer de ovário
 
As pacientes que tiveram câncer de ovário têm um risco aumentado de contrair outros tipos de câncer.
 
Suporte emocional
 
Algo que ajuda muito o paciente com câncer de ovário a enfrentar a doença é o apoio e a força que ele recebe. Independente de como, o importante é que você encontre em algo ou alguém essa ajuda, seja nos familiares, nos amigos, em ex-pacientes, em sites sobre a doença, ou até em sua própria fé. Você não precisa passar por tudo isso sozinho, seus familiares e amigos podem e querem ajudar você. Não se feche na doença, esteja disposto a ouvir o que os outros têm a lhe dizer.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/03/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho