Sinais e sintomas do câncer de testículo
Muitos desses sintomas são provavelmente causados por outras razões clínicas e não pelo câncer de testículo. Muitos desses sintomas são mais propensos a serem causados por outras doenças, mas se a causa for um tumor, quanto mais cedo você obter o diagnóstico e iniciar o tratamento, mais eficaz será o tratamento.
Os principais sintomas do câncer de testículo são:
- Nódulo ou inchaço no testículo. Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes é indolor. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto. Diversas condições não cancerígenas, como lesão ou inflamação testicular, podem provocar sintomas semelhantes ao do câncer de testículo.. A inflamação do testículo (orquite) e a inflamação do epidídimo (epididimite) podem provocar inchaço e dor no testículo. E ambas também podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas.
- Crescimento ou dor na mama. Em casos raros, os homens com câncer de células germinativas notam a região mamária dolorida ou aumentada. Esse sintoma ocorre porque certos tipos de tumores de células germinativas secretam altos níveis do hormônio gonadotrofina coriônica (HCG), que estimula o desenvolvimento da mama.
- Puberdade precoce. Alguns tumores de células de Leydig podem produzir andrógenos (hormônios sexuais masculinos). Em meninos, eles podem provocar sinais de puberdade, como o crescimento de pelos faciais e corporais em uma idade precoce.
Sintomas do câncer de testículo avançado
Mesmo se a doença esteja disseminada para outros órgãos, muitos homens podem não apresentar sintomas de imediato. Mas, alguns homens podem ter sintomas como:
- Dor na parte inferior das costas pode ser um sinal de que o câncer se disseminou para os linfonodos do abdômen.
- Falta de ar, dor torácica, tosse ou até mesmo expectorar sangue podem se apresentar se a doença se disseminou para os pulmões.
- Dor abdominal, devido aos linfonodos aumentados ou metástases para o fígado.
- Dores de cabeça ou confusão, devido a disseminação do câncer para o cérebro.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/08/2025, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.