Câncer de pele melanoma
O melanoma é um câncer que se origina nos melanócitos.
A maioria dos melanomas se origina na pele. Outro nome para esses cânceres é melanoma cutâneo.
O melanoma pode se desenvolver na pele de qualquer parte do corpo, mas é mais propenso a aparecer em locais como o tronco (local mais comum em homens), as pernas (local mais frequente nas mulheres), o pescoço e o rosto.
Pessoas com pele escura apresentam menor risco de melanoma nesses locais mais comuns.
Tipos de câncer de pele melanoma
Existem vários tipos de câncer de pele. Os tipos mais frequentes são:
- Melanoma extensivo superficial. Este tipo representa cerca de 70% dos melanomas de pele. Esses tumores tendem a crescer para fora, na superfície da pele, portanto, podem ser notados como uma mancha escura na pele que muda de forma e/ou aumenta de tamanho. Alguns desses melanomas começam em pintas já existentes, mas outros não.
- Melanoma nodular. Este tipo representa cerca de 20% dos melanomas de pele. Esses tumores geralmente aparecem como uma protuberância distinta e elevada na pele, geralmente marrom-escura ou preta, mas também pode ser rosa ou vermelha. Isso pode dificultar o diagnóstico precoce. Os melanomas nodulares tendem a crescer para camadas mais profundas da pele bem cedo, portanto, costumam estar em um estágio mais avançado do que os melanomas extensivos superficiais quando são diagnosticados.
- Melanoma lentigo maligno. Este tipo de melanoma tende a ocorrer em pessoas mais velhas. Geralmente, aparece inicialmente como uma mancha marrom ou bronzeada de formato irregular em uma área que recebe bastante sol, como rosto, orelhas ou braços, e tende a crescer lentamente.
- Melanoma lentiginoso acral. Este tipo de melanoma começa em áreas que não recebem muita exposição solar, como palmas das mãos, plantas dos pés ou sob as unhas. Os melanomas acrais constituem uma grande parte dos melanomas em pessoas com tons de pele mais escuros.
Melanomas em outras partes do corpo
Os melanomas também podem se formar em outras partes do corpo, como:
- Dentro do olho, conhecido como melanoma ocular. A maioria começa na úvea, a camada intermediária do globo ocular, e são conhecidos como melanomas uveais.
- Dentro do nariz, boca, garganta, área genital ou anal, conhecidos como melanomas mucosos.
Estes são menos frequentes do que o melanoma de pele.
Outros tipos de câncer de pele
Existem muitos outros tipos de câncer de pele. Os cânceres de pele que não são melanomas são agrupados como cânceres de pele não melanoma, pois se desenvolvem a partir de células da pele diferentes dos melanócitos. Esses tendem a se comportar de maneira muito diferente e são tratados de maneiras diferentes.
Cânceres de pele basocelular e espinocelular
A maioria dos cânceres de pele não melanoma são de células basais ou de células escamosas. Esses são os cânceres de pele mais frequentes, do que qualquer outro tipo de câncer. Como eles raramente se disseminam (metástase) para outras partes do corpo, os cânceres de pele basocelular e espinocelular são geralmente menos preocupantes e são tratados de forma diferente do melanoma.
Cânceres de pele menos frequentes
Outros tipos de câncer de pele não melanoma incluem:
- Carcinoma de células de Merkel.
- Sarcoma de Kaposi.
- Linfoma de pele.
- Tumores anexiais de pele.
- Vários tipos de sarcomas.
Juntos, esses tipos representam menos de 1% de todos os cânceres de pele.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 27/10/2023, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.