Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Gerenciamento da Dor relacionada ao Câncer de Mama Avançado

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão

O que é o manejo da Dor?

 

O controle da dor deve fazer parte do tratamento padrão para todas as mulheres com câncer de mama avançado. Se você está vivendo com câncer de mama metastático, não hesite em comunicar ao seu médico sobre qualquer dor ou desconforto que você esteja apresentando.

 

Embora o câncer metastático não possa ser curado, o tratamento pode aumentar sua expectativa de vida. A dor relacionada ao tratamento ou ao próprio tumor, no entanto, pode afetar a sua qualidade de vida. O objetivo do manejo da dor é ter o máximo controle com o mínimo de tratamento, para limitar os efeitos colaterais. Isso permite que você obtenha o máximo benefício dos tratamentos que contra o câncer.

Controle da Dor

 

No câncer de mama metastático, a dor pode estar relacionada com o tratamento ou com a própria doença. A dor não é a mesma para todas as pessoas. Mesmo entre pacientes em estágios semelhantes da doença, a dor pode variar. Algumas mulheres têm dor mais intensa e mais frequente do que outras. Você pode sentir que a dor é simplesmente uma parte do tratamento e que você deve ser forte e aguentar. No entanto, mesmo quando ela é leve, a dor pode interferir na vida diária e fazer com que outros efeitos colaterais, como, por exemplo, a fadiga, pareça pior.

 

A dor geralmente é mais fácil de tratar assim que você a sente. Esperar a dor agravar, antes de procurar o alívio pode fazer com que seja mais difícil de ser controlada e exigir mais medicamentos. Às vezes, os esquemas de tratamento podem ser alterados para reduzir os efeitos colaterais que apresentam dor, por isso é importante informar o seu médico sobre qualquer dor e a intensidade que você esteja sentindo.

 

Descrevendo a sua Dor

 

A dor de cada paciente é diferente, por isso é importante descrever exatamente o que você está sentindo ao seu médico. Isso garante que ele possa lhe oferecer a melhor opção possível para a dor. Certos tipos de dor respondem melhor a certos tipos de tratamento.

 

A dor pode mudar à medida que o tempo passa, por isso é importante comunicar ao seu médico qualquer alteração na intensidade da dor para que ele possa alterar o seu esquema de tratamento de modo a atender suas necessidades.

Tipos de Dor

 

Tipo de Dor Descrição da Dor Relacionada ao Tumor
Neuropática Aguda, latejante, sensação de queimação ou pontada.
Dor causada pela pressão sobre os nervos ou medula espinhal.
Dor causada pela quimioterapia.
Visceral Aguda, dolorosa, sensação de câimbras ou mordidas.
Frequentemente relacionada com a dor causada quando os tumores se espalham para outros órgãos (como o fígado) ou outros tecidos.
Somática Aguda, dolorosa, sensação de pressão ou pulsação.
Dor que na maioria das vezes envolve a pele, músculo ou osso.
Outros Dor de cabeça, tensão muscular e outros tipos de dor que ocorrem na vida diária e pode (ou não) ser causada pelo tratamento.
Dor Óssea

 

Quando o câncer se espalha para os ossos (metástases ósseas), pode provocar intensa dor e afetar muito a qualidade de vida do paciente.

Medicamentos para Fortalecimento dos Ossos

 

Parte do tratamento padrão para metástases ósseas é a terapia de fortalecimento dos ossos. Um dos tipos de medicamentos que podem ajudar a fortalecer os ossos são os bisfosfonatos, que são administrados via intravenosa, uma vez por mês.

 

Os bisfosfonatos podem reduzir o risco de fraturas relacionadas com metástases ósseas, além da dor causada pelas metástases nos ossos. Estes medicamentos também podem reduzir a necessidade de radioterapia e cirurgia relacionada com as fraturas e dores ósseas.

 

Algumas pacientes que tomam bisfosfonatos precisam aumentar a ingestão de vitamina D e cálcio. Se você apresentar espasmos musculares ou agitação, pergunte ao seu médico se você deve tomar suplementos para manter os níveis de cálcio.

 

Apesar de rara, uma doença grave chamada osteonecrose da mandíbula pode ocorrer em algumas pessoas que tomam bisfosfonatos. É importante fazer um exame dentário antes de se iniciar o tratamento com bisfosfonatos.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho