Vivendo com câncer de pênis

Para alguns pacientes com câncer de pênis, o tratamento pode remover ou destruir o câncer, mas chegar ao fim do tratamento pode ser estressante. Ao mesmo tempo em que o paciente se sente aliviado com o término do tratamento, fica a preocupação de uma recidiva ou metástase. Este é um sentimento muito comum para a maioria dos pacientes que tiveram câncer de pênis.

Em outros pacientes, o câncer pode não desaparecer completamente e eles continuarão realizando tratamentos regulares para tentar manter a doença sob controle. A vida após o câncer significa voltar a realizar suas atividades e também fazer novas escolhas.

Cuidados no acompanhamento 

Mesmo quando o tratamento terminar, sua equipe médica ainda irá lhe acompanhar de perto por alguns anos. Por isso, é muito importante comparecer a todas as consultas de acompanhamento. Nessas consultas, o médico sempre o examinará, conversará com você sobre qualquer sintoma que tenha apresentado e poderá pedir alguns exames de laboratório ou de imagem para checar se há algum sinal de recidiva ou se sua doença continua sob controle. 

Além disso, quase todos os tratamentos para o câncer podem apresentar efeitos colaterais. Alguns podem durar apenas alguns dias ou semanas, mas outros podem durar mais tempo. Alguns efeitos colaterais podem não aparecer até mesmo anos após o término do tratamento. Por isso, suas visitas ao médico são um bom momento para fazer perguntas e falar sobre quaisquer alterações ou problemas que você perceba ou preocupações que você possa apresentar.

É importante informar seu médico sobre quaisquer novos sintomas ou problemas, pois eles podem ser provocados pela recidiva do câncer, por uma nova doença ou por um segundo câncer.

Registros médicos

Por mais que você queira deixar a experiência para trás ao fim do tratamento, é também muito importante que você mantenha arquivados os exames complementares e outros dados da sua jornada com o câncer.

Mantenha sempre cópias dos seguintes documentos: laudo de patologia e de qualquer biópsia ou cirurgia; relatório de alta hospitalar; relatório do tratamento radioterápico; relatórios dos tratamentos com quimioterapia e tratamentos locais incluindo medicamentos utilizados, doses e tempo do tratamento; e exames de imagem. Eles podem ser úteis para novas consultas de acompanhamento ou para que você busque seus direitos. 

Efeitos colaterais tardios e de longo prazo

O tratamento do câncer de pênis pode levar a efeitos colaterais a longo prazo, como:

  • Efeitos na micção. A maioria dos homens ainda poderá ter controle do fluxo da urina após a cirurgia. Em certos casos, a penectomia parcial mantém intacta uma porção do pênis suficiente para permitir uma micção relativamente normal. Muitos homens que foram submetidos à penectomia total precisam sentar-se para urinar.
  • Efeitos na sexualidade. Se o tumor é diagnosticado precocemente, muitas vezes outros tipos de tratamentos podem ser realizados. Técnicas conservadoras, como quimioterapia tópica ou cirurgia de Mohs podem ter pouco efeito sobre o prazer sexual e as relações sexuais. A cirurgia para retirada parcial ou total do pênis pode ter um efeito devastador sobre a autoimagem do homem e sua capacidade de ter relações sexuais. Você e sua parceira podem procurar orientação com psicólogos para ajudar a entender o impacto do tratamento do câncer de pênis e para explorar outras abordagens para a satisfação sexual. Uma relação sexual satisfatória é possível para muitos, mas não para todos os homens após a penectomia parcial. A parte que restou do pênis ainda fica ereto com a excitação e geralmente obtém comprimento suficiente para atingir a penetração. Embora a área mais sensível do pênis (a glande ou cabeça) tenha sido removida, o homem ainda pode atingir o orgasmo e ejacular normalmente. Sua parceira também poderá ser capaz de desfrutar da relação sexual e muitas vezes atingir o orgasmo. A relação sexual normal não é mais possível após a penectomia total, o que faz alguns homens abandonarem o sexo após a cirurgia. Como o câncer de pênis é mais frequente em homens idosos, alguns já não são capazes de ter relações sexuais por causa de outros problemas de saúde. Entretanto, se o homem está disposto a se empenhar em sua vida sexual, o prazer é possível após a penectomia total. Ele pode aprender a atingir o orgasmo em outras áreas sensíveis quando acariciadas, como o escroto, a pele atrás do escroto e a área em torno das cicatrizes cirúrgicas. Ter fantasias sexuais ou ver fotos eróticas também pode aumentar a excitação. O homem pode ajudar sua parceira a atingir o orgasmo acariciando seus órgãos genitais, praticando sexo oral ou por estimulação com aparelhos, como um vibrador. Após a penectomia total, a reconstrução cirúrgica do pênis pode ser possível em alguns pacientes. Converse com seu médico para ver se é aconselhável para o seu caso.
  • Linfedema. Os linfonodos na região da virilha normalmente drenam o excesso de líquido da parte inferior do corpo de volta para a corrente sanguínea. Se eles foram removidos ou tratados com radioterapia, o paciente poderá ter problemas com a drenagem do líquido nas pernas ou escroto, o que causa um inchaço anormal, denominado linfedema. Entretanto, este problema era mais frequente no passado, quando muitos linfonodos eram removidos para diagnosticar se existia disseminação da doença. Atualmente, poucos linfonodos são removidos, o que reduz o risco de linfedema. Mas, ainda assim o linfedema pode ocorrer.

Suporte emocional

Algo que ajuda muito o paciente com câncer de rim a enfrentar a doença é o apoio e a força que ele recebe. Independentemente de como, o importante é que você encontre em algo ou em alguém essa ajuda, seja nos familiares, nos amigos, em ex-pacientes, em sites sobre a doença, ou até em sua própria fé. Você não precisa passar por tudo isso sozinho, seus familiares e amigos podem e querem ajudar você. Não se feche na doença, esteja disposto a ouvir o que os outros têm a lhe dizer.

Como diminuir o risco do câncer progredir ou recidivar

Se você tem (ou já teve) câncer de pênis, provavelmente quer saber se existe algo que possa fazer para diminuir o risco de uma recidiva ou um novo câncer. Felizmente, pesquisas mostraram que existem algumas coisas que podem ser feitas para diminuir esse risco.

Adotar comportamentos saudáveis como não fumar, comer bem, praticar atividades físicas regulares e manter um peso saudável pode ajudar, mas não se sabe ao certo se isso ajuda a reduzir o risco da doença. No entanto, sabemos que isso poderá ter efeitos positivos em sua saúde que se estenderão além do risco de desenvolver câncer de pênis ou outros tipos de câncer.

Suplementos dietéticos

Até o momento, nenhum suplemento dietético mostrou diminuir o risco da progressão ou recidiva do câncer de pênis. Isso não significa que nenhum suplemento ajudará, mas é importante saber que nenhum deles foi comprovado. 

Se o câncer voltar?

Se o câncer recidivar em algum momento, suas opções de tratamento dependerão da localização da recidiva, de quais tratamentos já foram realizados e de seu estado de saúde geral. 

Risco de um segundo câncer após o tratamento

Os pacientes que tiveram câncer de pênis podem ser afetados por uma série de problemas de saúde. Mas, muitas vezes a sua maior preocupação é enfrentar o câncer novamente. 

É importante consultar seu médico e fazer os check-ups e exames de rastreamento recomendados, incluindo exames de rastreamento de câncer.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 08/09/2025, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros. 

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho