Como prevenir o câncer de testículo
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
Muitos homens com câncer de testículo não têm fatores de risco conhecidos. E alguns fatores de risco, como testículos que não desceram, raça branca e histórico familiar, são inevitáveis. Por essas razões, não é possível prevenir a maioria dos casos desta doença.
É prudente corrigir a criptorquidia (descenso incompleto do testículo) mas especialistas discordam se isso muda o risco da criança ter câncer de testículo. Parece que corrigir a criptorquidia quando criança é melhor do que esperar até a puberdade, por razões como a fertilidade e a imagem corporal. Além disso, o homem que sabe que tem um fator de risco, como o criptorquidismo pode ser motivado a ser mais vigilante e praticar o autoexame dos testículos regularmente, para permitir um diagnóstico precoce.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/08/2025, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.