A tireoide
A glândula tireoide está localizada na parte anterior do pescoço, abaixo da cartilagem tireoide. Na maioria das pessoas a tireoide não pode ser vista, nem sentida. A tireoide tem a forma de H, com dois lobos unidos por uma parte estreita denominada istmo.
A tireoide produz hormônios que ajudam a regular o metabolismo, a frequência cardíaca, a pressão arterial e a temperatura corporal. A quantidade do hormônio tireoidiano liberada pela glândula tireoide é regulada pela hipófise, localizada na base do cérebro, que produz o hormônio tireoestimulante (TSH).
O excesso de hormônio tireoidiano, denominado hipertireoidismo, pode provocar algumas alterações, como batimento cardíaco acelerado ou irregular, dificuldade para dormir, nervosismo, fome, perda de peso, e intolerância ao calor. A quantidade insuficiente de hormônio tireoidiano provoca hipotireoidismo, que se manifesta por cansaço, sensibilidade ao frio e ganho de peso.
A glândula tireoide tem dois tipos principais de células:
- Células foliculares. Utilizam o iodo no sangue para produzir hormônios tireoidianos, que ajudam a regular o metabolismo.
- Células C (Células parafoliculares). Produzem a calcitonina, um hormônio que ajuda a regular a forma como o corpo usa o cálcio.
Outras células, encontradas com menos frequência na glândula tireoide incluem as células do sistema imunológico (linfócitos) e células estromais ou de suporte.
Diferentes tipos de câncer se desenvolvem a partir de cada tipo de célula.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/08/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia para pacientes e familiares brasileiros.