Tipos de Câncer

Câncer de Testículo

Taxa de Sobrevida para Câncer de Testículo

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/12/2015 - Data de atualização: 19/12/2015

A taxa de sobrevida é utilizada pelos médicos como uma forma padrão para discutir o prognóstico de um paciente com câncer.

A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Entretanto, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitos são curados.

Com o objetivo de obter as taxas de sobrevida em 5 anos, se realiza o cálculo para os pacientes que foram tratados pelo menos 5 anos atrás. Entretanto, melhorias recentes das técnicas terapêuticas podem resultar em um prognóstico mais favorável para os pacientes que estão sendo atualmente diagnosticados e tratados para câncer de testículo.

As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande número de pacientes que tiveram a doença, não sendo possível prever o que vai acontecer com cada paciente individualmente. Muitos outros fatores podem afetar o prognóstico de um paciente, como idade, estado geral de saúde e como a doença responde ao tratamento. Portanto, apenas seu médico pode dizer como os dados abaixo se aplicam ao seu caso.

Taxas de Sobrevida por Estágio


As taxas de sobrevida abaixo são do Instituto Nacional do Câncer Vigilância, Epidemiologia e Resultados Finais (SEER), do banco de dados americano, e estão baseados em pacientes diagnosticados com câncer de testículo entre 2003 e 2009.

O banco de dados SEER não divide as taxas de sobrevida por sistema de estadiamento TNM, da AJCC. Ele divide em estágio, como:

  • Localizado - Significa que o câncer está contido apenas no testículo. Isso inclui a maioria dos tumores estágio I da AJCC.
  • Regional - Significa que o câncer se disseminou para os linfonodos ou tecidos próximos. Isso inclui tumores T4 e com disseminação para os linfonodos.
  • À distância - Significa que o câncer se disseminou para outros órgãos ou linfonodos à distância, como todos os cânceres M1, que podem ser IIIA, IIIB ou IIIC.

Estágio

Taxa de Sobrevida em 5 anos

Localizado

99%

Regional

96%

À distância

73%


Outros Fatores Prognósticos


Em geral, o prognóstico para o câncer de testículo é bom, e a maioria destes tumores são curados, mesmo que exista disseminação da doença.

Alguns outros fatores também podem afetar o prognóstico, como:

  • Tipo de câncer de testículo.
  • Níveis dos marcadores tumorais após a remoção dos testículos.

Converse com seu médico como estes ou outros fatores podem afetar o seu prognóstico.

Fonte: American Cancer Society (13/02/2015)





A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive