Saiba os sintomas e como tratar o câncer no cérebro

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 17/08/2021 - Data de atualização: 17/08/2021

Na edição desta terça-feira (17) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre os sintomas e tratamento de câncer no cérebro. Aos 77 anos, o publicitário Duda Mendonça foi vítima da doença.

Marqueteiro importante do cenário politico do pais, Mendonça foi responsável por campanhas como a que levou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência em 2003. Ele se tratava do câncer no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e morreu na última segunda-feira (16).

Fernando Gomes listou os principais sintomas que podem indicar a presença de um tumor no cérebro:

Dores de cabeça;
Náuseas;
Vômitos;
Convulsões;
Confusão mental;
Perda de equilíbrio.

O médico explicou que existem tumores considerados primários, formados no próprio cérebro, e os secundários, que surgiram em outras partes do corpo e acabaram atingindo o órgão.

"Independente da causa, o tratamento acaba sendo sempre seguindo uma regra: precisa fazer biópsia e, então, se tem a quimioterapia e radioterapia como opções de tratamento", disse.

Gomes ainda falou que não é qualquer dor de cabeça que deve causar preocupação, já que esse é um dos sintomas mais comuns na medicina.

"A dor de cabeça provocada pelo tumor cerebral é causada pelo aumento da pressão intracraniana. Então, é uma dor de cabeça forte, constante, que acompanha alteração visual, náuseas e vômitos. Muitas vezes, ela não vai melhorar com um analgésico ou o simples repouso."

Fonte: CNN Brasil 






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive