Pandemia impactou diretamente os tratamentos de câncer, aponta pesquisa de ONG

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 20/07/2022 - Data de atualização: 20/07/2022

Uma pesquisa realizada pela ONG Oncoguia, com base em dados gerados pelo DataSUS, mostrou que a pandemia impactou diretamente o tratamento do câncer: o número de diagnósticos da doença caiu 50% e o de biópsias realizadas, 38,2%.
 
As repórteres Julia Sena e Danielle Zampollo foram até o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) para mostrar essa realidade. Lá, conheceram Gabriel Mendes, que começou a sentir dor na coluna em outubro de 2021 e, depois de procurar atendimento médico em sete unidades de saúde, foi diagnosticado com Sarcoma de Ewind, em fevereiro de 2022. O câncer já havia se espalhado pela coluna e atingido a medula, afetando assim o movimento de suas pernas.
 
“Quando eu procurei os hospitais mais próximos à minha casa, normalmente o que eles atendiam com mais frequência era Covid. As outras pessoas, que chegavam com outros sintomas, eles nem ligavam. Como no meu caso. Eles davam remédio para dor e só. Passei quatro meses indo para lá e para cá, de hospital em hospital", relembra Gabriel.
 
Histórias como a de Gabriel se tornaram cada vez mais comuns no instituto, que atende mais de 500 casos novos de câncer todos os meses. Para Adriana Francelino, que tem câncer de intestino, o diagnóstico também demorou.
 
“Eu fui em umas três unidades de saúde e nada. Uma amiga minha precisou pagar um médico particular para mim. Não é fácil, não, esse tumor. Ele está aqui ainda é isso me deixa triste", lamenta.
 
Fonte: G1






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive