A deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) apresentou, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados, dois requerimentos propondo a realização de audiências públicas sobre diagnóstico e tratamento do câncer durante a pandemia. A Deputada tem intenção de contar com a participação do Instituto Oncoguia nesses debates.
Debate sobre os desdobramentos da oncologia no contexto da pandemia da Covid-19
O requerimento 61/2021 propõe a realização de debate sobre a situação e desdobramentos da oncologia no contexto da pandemia da Covid-19. A deputada destacou dados do sistema DataSUS de que houve uma queda significativa de exames, procedimentos, tratamento e cirurgias para pacientes oncológicos no ano de 2020, em decorrência da pandemia causa pelo coronavírus. Ela informou ainda, que isso pode levar a uma epidemia de casos avançados de câncer, em razão da diminuição de exames preventivos, tratamento e cirurgias. Por isso, explicou que o debate visa buscar encaminhamentos para a situação.
Para tanto, propôs que sejam convidados os seguintes debatedores:
Debate sobre as iniciativas da sociedade civil na prevenção do câncer de colo de útero
O requerimento 64/2021 solicita a realização de audiência pública para debater as iniciativas da sociedade civil organizada na prevenção e combate do câncer de colo de útero, no contexto da pandemia da Covid-19. A deputada explicou que a iniciativa tem como objetivo estimular o autocuidado e fortalecer a saúde da mulher.
Por isso, sugeriu que sejam convidados para debater o tema:
E agora?
Os requerimentos aguardam análise da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Caso sejam aprovados, as datas para a realização das audiências públicas serão definidas posteriormente.
Documentos:
- REQ 61/2021
- REQ 64/2021
Fonte: NK Consultores.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.