Oncoguia contribui em ação sobre financiamento da oncologia

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 04/01/2021 - Data de atualização: 04/01/2021

O que houve?

O Instituto Oncoguia foi convidado para intervir como amicus curiae na ação civil pública n° 5044034-65.2020.4.04.7100, em trâmite na 2° Vara Federal de Porto Alegre.

A referida ação, conexa à ACP nº 5092135-70.2019.4.04.7100, tem como objetivo principal impelir que a União, nos casos de incorporação formal de novos medicamentos oncológicos ao SUS, individualmente ou no âmbito de Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDTs), caso não adotado outro meio de financiamento e aquisição, revise fundamentadamente o valor da APAC do procedimento oncológico correspondente ou crie um procedimento específico que, em qualquer caso, lhes assegurem concreta cobertura financeira, vedada a consideração genérica de isenções e repasses previamente instituídos e a compensação com o ressarcimento pretensamente excedente de outros medicamentos oncológicos que não tenha causa comprovada na própria incorporação. 

O Instituto Oncoguia apoia integralmente a procedência da ação com vistas a mitigar ou mesmo acabar com a desigualdade da oferta/acesso ao tratamento oncológico no SUS e, para tanto, contextualizou o problema da desigualdade do tratamento oncológico no SUS e apresentou seu posicionamento institucional favorável à procedência da ação. Confira a íntegra da petição aqui.

E agora?

Na condição de amicus curiae, o Instituto Oncoguia poderá fornecer subsídios técnicos que podem contribuir para o melhor julgamento da causa. 
 




Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive