MS cria câmara para enfrentamento ao Câncer do Colo Uterino

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/06/2021 - Data de atualização: 28/06/2021

O Ministério da Saúde publicou na sexta-feira (25) a Portaria n° 38/21, instituindo a Câmara Técnica Assessora para o enfrentamento do Câncer de Colo do Útero no âmbito da Atenção Primária à Saúde para contribuir com atividade técnico-científica em matérias estratégicas de interesse da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

A criação da Câmara Técnica evidencia a priorização pelo Ministério da Saúde das discussões envolvendo o câncer de colo de útero, principalmente no que diz respeito à prevenção e diagnóstico precoce, já que ela estará vinculada à atenção primária - instância da atenção à saúde responsável pela porta de entrada no SUS. Esse será um espaço formado por técnicos envolvidos nas diversas esferas do debate oncológico para debater, revisar e elaborar diretrizes e ações de prevenção e controle desse câncer. 

Além de representantes de secretarias do Ministério da Saúde, também terão espaço na Câmara Técnica o Instituto Nacional do Câncer (INCA), representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde (Conass e Conasems, respectivamente), entidades representativas médicas, como CFM, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A formação diversa do grupo, com profissionais de várias áreas, tem o intuito de proporcionar variados olhares para pensarem em soluções mais completas para os desafios do câncer de colo de útero. 

O Oncoguia apoia a criação de iniciativas como essa, para que exista diálogo entre entidades envolvidas e discussão técnica para embasar políticas de prevenção e tratamento de todos os cânceres. Ao longo dos próximos 12 meses, tempo de duração da Câmara Técnica, o Oncoguia irá acompanhar suas atividades, buscando também provocar debates aprofundados sobre o câncer de colo de útero, levando dados e informações sobre a jornada do paciente para servirem de base para o aprimoramento das políticas públicas. 

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.







Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive