Tipos de Câncer

Câncer de Testículo

Detecção Precoce do Câncer de Testículo

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/12/2015 - Data de atualização: 18/12/2015

A maioria dos cânceres de testículo são diagnosticados em estágio inicial. O primeiro sintoma é a presença de um nódulo no testículo ou um inchaço no testículo. Mas, alguns tipos de câncer de testículo podem não provocar sintomas até alcançarem um estágio avançado.

A maioria dos médicos concorda que examinar os testículos de um homem deve ser parte de um exame físico geral. Alguns médicos recomendam que os homens examinem seus testículos mensalmente após a puberdade. Recomenda-se que os homens procurem imediatamente um médico imediatamente se encontrarem um nódulo em um dos testículos.

Autoexame do Testículo

O melhor momento para você examinar os testículos é durante ou após um banho, quando a pele do escroto está relaxada.

  • Afaste o pênis e examine cada testículo separadamente.
  • Segure o testículo com as duas mãos e enrole-o delicadamente entre os dedos.
  • Procure sentir a presença de nódulos ou qualquer alteração no tamanho, forma ou consistência dos testículos.

É normal um testículo ser ligeiramente maior do que o outro. Os testículos normais contêm vasos sanguíneos, tecidos de suporte e tubos que transportam o esperma. Alguns homens podem confundir estes com protuberâncias anormais. Se você tiver alguma dúvida, converse com seu médico.

Se você optar por examinar seus testículos regularmente, você vai se familiarizar com o que é normal e o que é diferente. Aos encontrar quaisquer alterações consulte, imediatamente, um médico para que a causa seja identificada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Fonte: American Cancer Society (13/02/2015)





A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive