Descobrir o câncer de próstata cedo é fundamental para cura

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/02/2019 - Data de atualização: 18/02/2019

Os homens costumam procurar ajuda médica para verificar a próstata quando estão com algum distúrbio ao urinar. A doença mais frequente com sintomas desse tipo é a hiperplasia prostática benigna. O perigo é que o câncer de próstata é mais grave, mas não apresenta sinais na fase inicial. Então, quando eles aparecem, a doença já está avançada.

É por isso que os especialistas recomendam o check-up a partir dos 50 anos, em geral, ou após os 45 anos para quem já teve casos na família ou é negro. O ideal é que tanto o exame de toque quanto o PSA (de sangue) sejam feitos para auxiliar no diagnóstico correto. Em caso de suspeita de câncer, uma biópsia será feita.

Segundo o uro-oncologista Arnaldo Fazoli, do comitê científico do Instituto Oncoguia, o médico tem que diferenciar se o câncer está só na próstata ou se ele já se espalhou _as chamadas metástases. "Na fase inicial, a gente consegue tirar esse câncer de próstata e o paciente não ter mais que fazer nenhum tipo de tratamento para o resto da vida", afirma Fazoli.

Matéria publicada pelo jornal Agora São Paulo em 16/02/2019






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive