O que houve?
O deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) apresentou o Requerimento n° 610/20, solicitando informações ao Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso e de suas embalagens após o descarte.
O sistema de logística reversa está no Decreto nº 10.388/20, que estabeleceu o trâmite dos medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, assim como das suas embalagens.
Segundo o decreto, as drogarias e farmácias estabelecidas como pontos fixos de recebimento nos Municípios com população superior a cem mil habitantes, devem dispor de recipientes de coleta adequados em seus estabelecimentos. Além disso, será permitido que o transporte dos medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso descartados pelos consumidores seja realizado pelos mesmos veículos utilizados para a distribuição dos medicamentos destinados à comercialização. Por isso, o deputado solicitou o envio dos seguintes questionamentos:
E agora?
O requerimento aguarda designação de relator na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que emitirá parecer sobre o envio da proposta ao Ministério do Meio Ambiente.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.