Dasa promove Simpósio Internacional de Atualização em Transplante de Medula Óssea

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/05/2022 - Data de atualização: 24/05/2022

A Dasa, maior rede de saúde integrada do país, promove o Simpósio Internacional de Atualização em Transplante de Medula Óssea (TMO) entre os dias 24 e 26 de maio de 2022. O evento gratuito, conduzido por Dasa Oncologia, é destinado ao público médico e acontece das 18h às 21h na plataforma Dasa Educa, totalmente online. O encontro reúne mais de 38 especialistas renomados da área para ampliar a troca de informações e promover o debate técnico-científico, com objetivo de atualizar o que há de mais moderno e inovador em diagnósticos e tratamentos terapêuticos no âmbito do TMO. As inscrições estão abertas no site Dasa Educa.

Para o dr. Gustavo Fernandes, diretor de oncologia da Dasa, esse encontro é uma oportunidade de profissionais da saúde, como enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e médicos, trocarem experiências e debaterem sobre a jornada do paciente, desde o diagnóstico, passando pelo tratamento e o transplante, até monitoramento após procedimento. “Na Dasa, priorizamos um modelo que integra todas as etapas da jornada de cuidado e o suporte multiprofissional é essencial para melhor desfecho clínico do paciente de TMO. Nesse evento, reunimos profissionais de nossos hospitais e convidados para enriquecer ainda mais o bate-papo e troca de conhecimento e experiências”, ressalta Fernandes.

Os cânceres de sangue, entre os principais os linfomas, as leucemias e o mieloma múltiplo, são patologias urgentes e precisam de tratamento com o transplante de medula óssea. Uma das idealizadoras do evento, Marcia Rejane -- head de Práticas Assistenciais do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) -- destaca que o evento será uma oportunidade também para abordar os desafios causados pela pandemia, que intensificou as medidas de segurança adotadas pelos hospitais da Dasa. “No CHN, realizamos mais de 200 transplantes de medula óssea, entre autólogos e alogênicos, durante os dois anos de pandemia. Isso demonstra que, apesar do período crítico para o setor de saúde, o hospital manteve em alta o número de procedimentos realizados. Isso reforça também que o tratamento oncológico não pode parar, porque é urgência na prática hospitalar”, diz Rejane.

Experiência do paciente

O simpósio contará também com a participação da ex-paciente do CHN, a bióloga Raquel Mello, que foi diagnosticada com Leucemia Mieloide Aguda em 2018 e que passou pelo transplante no mesmo ano. Em seu depoimento, Raquel afirma que, apesar do diagnóstico da doença, sempre manteve o pensamento positivo e usou suas redes sociais para abordar o tema de forma leve. Raquel recebeu toda orientação de uma equipe multidisciplinar do pré ao pós-transplante do CHN, recebendo o transplante de medula óssea alogênico não aparentado, ou seja, quando as células-tronco são provenientes de um doador não familiar. Com o sucesso do transplante, Raquel segue um acompanhamento médico na Dasa: “me sinto com muito mais saúde física e mental agora. Minha cabeça melhorou, eu vejo a vida com um olhar melhor, otimista, meu jeito de ser mudou para melhor e encontrei nas redes sociais um jeito de motivar e inspirar outras pessoas que estão passando pela mesma situação”, enfatiza a ex-paciente.

Além do CHN, de Niterói, participam também do simpósio especialistas dos hospitais Nove de Julho, Santa Paula e Leforte, de São Paulo; São Lucas Copacabana, do Rio de Janeiro, e Hospital Brasília, todos fazem parte da Dasa. Compõem a comissão científica do evento dr. Celso Arrais, coordenador nacional de hematologia da Dasa, a enfermeira Marcia Rejane (CHN), dr. Roberto Magalhães, coordenador de hematologia do CHN, e dra. Andresa Lima Melo, coordenadora de hematologia do Hospital Brasília.

Serviço

Simpósio Internacional de Atualização em Transplante de Medula Óssea Dasa

Data: 24 a 26 de maio

Horário: das 18h às 21h

Inscrições ACESSE AQUI

Programação ACESSE AQUI

Sobre a Dasa

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 20 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. 

Com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado. 

Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 15 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e os deals que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 980 unidades no Brasil. 

A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão de saúde digital, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas. 

Somos Dasa e somos para toda a vida. Para mais informações, acesse o nosso site.

Fonte: Asessoria de Imprensa da Dasa






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive