Tipos de Câncer

Câncer de Testículo

Cirurgia Diagnóstica para Câncer de Testículo

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/12/2015 - Data de atualização: 18/12/2015

A maioria dos tipos de câncer é diagnosticada por biópsia. Mas, no caso do câncer de testículo, raramente é realizada porque a doença pode se disseminar. O médico muitas vezes confirma o diagnóstico baseado nos exames de ultrassom e marcadores tumorais. Dessa forma, ao invés de solicitar uma biópsia o médico provavelmente recomendará a cirurgia para retirar o tumor o mais rápido possível.

A cirurgia para remover um tumor de testículo é denominada orquiectomia inguinal radical. Neste procedimento, o cirurgião faz uma incisão acima do púbis e, em seguida, retira todo o tumor, junto com o testículo e o cordão espermático. O cordão espermático contém parte do canal deferente, assim como os vasos sanguíneos e linfáticos que poderiam atuar como vias de disseminação da doença. A amostra cirúrgica é enviada ao laboratório de patologia para análise.

Em casos raros, quando um diagnóstico de câncer de testículo é incerto, o médico pode fazer a biópsia do testículo antes de removê-lo. Esse procedimento é realizado em sala cirúrgica, onde a amostra retirada é analisada imediatamente pelo patologista e, se for confirmado o câncer, o testículo e o cordão espermático serão removidos.

Se o câncer de testículo for confirmado, o médico solicitará exames de imagem para verificar se existe disseminação da doença (estadiamento). Estes exames também podem ser solicitados antes da confirmação do diagnóstico por cirurgia.

Fonte: American Cancer Society (13/02/2015)





A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive