Câncer de Mama: 47% das mulheres não realizaram exames preventivos

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/09/2021 - Data de atualização: 28/09/2021

47% das brasileiras não procuraram o médico para fazer acompanhamento preventivo este ano. No ano passado, 62% também não realizaram exames. É o que indica um levantamento feito por um instituto de pesquisa privado a pedido da farmacêutica Pfizer divulgado nesta terça-feira.

Os números mostram que, aos poucos, as pacientes estão voltando aos consultórios. A psico-oncologista e presidente da organização não-governamental Oncoguia, Luciana Holtz, ressalta que é fundamental buscar esse atendimento mesmo no cenário atual.

De acordo com a pesquisa, ainda falta clareza sobre o autoexame. 21% das mulheres responderam que não sabiam que o procedimento só identifica tumores com mais de dois centímetros, o que pode apontar que o câncer está em um nível avançado. E o diagnóstico tardio dificulta o tratamento. Por isso, é preciso procurar um médico, fazer os exames e retornar com os resultados.

Moradora do Rio de Janeiro, Anna Carolina Fernandes convive com um câncer de mama metastático desde 2013, sem cura. Ela alerta para a necessidade da prevenção.

A pesquisa foi realizada com 1.400 mulheres, a partir de 20 anos, da capital de São Paulo e das regiões metropolitanas de Belém, Brasília, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.

Matéria publicada pela Agência Brasil em 28/09/2021.






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive