Audiência pública debaterá projeto sobre pesquisa clínica

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 17/06/2019 - Data de atualização: 17/06/2019

O que houve?

Foi apresentado na  Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados o Requerimento n° 202/19, de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF), que solicita a realização de audiência pública destinada a debater o Projeto de Lei n° 7.082/17, que dispõe sobre a pesquisa clínica com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com seres humanos.

Segundo a autora do requerimento, a proposta desvincula a Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o que é visto como grande retrocesso. “O projeto ainda altera a composição da Conep, reduzindo drasticamente a participação dos comitês de ética e pesquisa para dez membros, colocando-a totalmente dependente do Ministério da Saúde. Atualmente, a comissão nacional é composta por trinta membros, sendo oito indicados pelo CNS e Ministério da Saúde e vinte e dois pesquisadores indicados pelos CEPs”, argumentou.

“A audiência será para ampliar a discussão com pesquisadores, entidades, associações e categorias profissionais, de modo a avançar na compreensão da necessidade da construção de um sistema de proteção dos participantes/pacientes pesquisados e não dos patrocinadores”, finalizou.

A deputada propôs os seguintes convidados para debater o tema:

  • Jorge Beloqui (representante do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual - GTPI).
  • Jorge Alves de Almeida Venâncio (Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP).
  • Dirceu Bertolomeu Greco (professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais).
  • Fernando Zasso Pigatto (Presidente do Conselho Nacional de Saúde).
  • Representante da Universidade de Brasília (UnB).


E agora?        

A matéria está pronta para a pauta na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), onde poderá ser votada na próxima reunião.




Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive