top
Especial

Qualidade de vida


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Você sabe o que é linfedema?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 21/08/2015 - Data de atualização: 21/08/2015


Linfedema é o acúmulo de líquido linfático no tecido adiposo. Isso causa inchaço (edema), mais frequentemente nos braços ou pernas. O linfedema também pode acometer o rosto, pescoço, abdome e órgãos genitais, dependendo da parte do corpo que foi tratada, mas existem apenas 2 tipos de linfedema:

  • Linfedema Primário - É um tipo raro. Ocorre em pessoas que já nascem com genes que os coloca em maior risco de desenvolver o linfedema. Este tipo é causado por gânglios linfáticos ou vasos ausentes que não estão funcionando adequadamente.

  • Linfedema Secundário - Pode ser ocasionado devido a doenças, como o câncer e seus tratamentos , tumores ou qualquer fator que altere ou danifique o sistema linfático normal. Todas as informações que você encontrará nesse conteúdo como, sinais e sintomas, passos para reduzir o risco de desenvolver o linfedema e dicas para evitar seu agravamento dizem respeito a este tipo específico de linfedema.

Lembre-se de conversar com sua equipe médica sobre os riscos de desenvolver linfedema e o que pode fazer para diminuí-los. É importante saber: uma vez que o linfedema se torna crônico, não é mais possível ser curado. Por esse motivo, uma intervenção precoce e cuidadosa pode diminuir os sintomas e em casos já existentes, evitar que piorem.

Fonte: American Cancer Society (05/04/2013)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive