top
Especial

Qualidade de vida


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Medtronic Takeda Susan Komen Astellas UICC


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Você sabe o que é linfedema?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 21/08/2015 - Data de atualização: 21/08/2015


Linfedema é o acúmulo de líquido linfático no tecido adiposo. Isso causa inchaço (edema), mais frequentemente nos braços ou pernas. O linfedema também pode acometer o rosto, pescoço, abdome e órgãos genitais, dependendo da parte do corpo que foi tratada, mas existem apenas 2 tipos de linfedema:

  • Linfedema Primário - É um tipo raro. Ocorre em pessoas que já nascem com genes que os coloca em maior risco de desenvolver o linfedema. Este tipo é causado por gânglios linfáticos ou vasos ausentes que não estão funcionando adequadamente.

  • Linfedema Secundário - Pode ser ocasionado devido a doenças, como o câncer e seus tratamentos , tumores ou qualquer fator que altere ou danifique o sistema linfático normal. Todas as informações que você encontrará nesse conteúdo como, sinais e sintomas, passos para reduzir o risco de desenvolver o linfedema e dicas para evitar seu agravamento dizem respeito a este tipo específico de linfedema.

Lembre-se de conversar com sua equipe médica sobre os riscos de desenvolver linfedema e o que pode fazer para diminuí-los. É importante saber: uma vez que o linfedema se torna crônico, não é mais possível ser curado. Por esse motivo, uma intervenção precoce e cuidadosa pode diminuir os sintomas e em casos já existentes, evitar que piorem.

Fonte: American Cancer Society (05/04/2013)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive