Vivendo com o Câncer

Para alguns pacientes com câncer de nasofaringe, o tratamento pode remover ou destruir o câncer, mas chegar ao fim do tratamento pode ser estressante. Ao mesmo tempo em que a paciente se sente aliviada com o término do tratamento, fica a preocupação de uma recidiva ou metástase. Este é um sentimento muito comum para a maioria das pacientes que tiveram câncer de nasofaringe.
 
Em outros pacientes, o câncer pode não desaparecer completamente. Esses pacientes continuarão realizando tratamentos regulares para tentar manter a doença sob controle. A vida após o câncer significa voltar a realizar suas atividades e também fazer novas escolhas.
 
Cuidados no acompanhamento
 
Quando o tratamento termina, os médicos irão acompanhá-lo de perto por alguns anos. Por isso é muito importante comparecer a todas as consultas de acompanhamento. Nessas consultas o médico sempre a examinará, conversará com você sobre qualquer sintoma que tenha apresentado, poderá pedir alguns exames de laboratório ou de imagem para acompanhamento e reestadiamento da doença.
 
Acompanhamento clínico
 
Em pacientes sem sinais remanescentes da doença, muitos médicos recomendam visitas de acompanhamento com exame físico e solicitação de exames de laboratório e de imagem para reestadiamento da doença, a cada três meses nos primeiros dois anos após o tratamento, depois a cada quatro a seis meses nos próximos anos. As pessoas que foram tratadas em estágio inicial do câncer podem fazer isso com menos frequência.
 
Exames de Imagem. Tomografia computadorizada, tomografia por emissão de pósitrons ou outros exames de imagem podem ser realizados para verificar uma recidiva ou um novo tumor, especialmente se o paciente apresentar novos sintomas.
 
Exames de sangue. Se o paciente foi tratado com radioterapia, podem ser solicitados exames regulares de sangue para verificar a função da tireoide.
 
Exames odontológicos. Pacientes tratados com radioterapia também podem ter apresentar problemas de boca seca e cárie dentária, portanto, recomenda-se exames dentários regulares.
 
Reabilitação da fala, audição e deglutição. Tanto a radioterapia como a cirurgia podem afetar a fala, a deglutição ou a audição. Portanto se apresentar qualquer problema, recomenda-se o acompanhamento com um fonoaudiólogo.
 
Acompanhamento nutricional. Os tumores de nasofaringe e seus tratamentos, às vezes, podem provocar problemas como dificuldade para engolir, boca seca ou até perda de dentes. Isso pode dificultar a alimentação, o que pode levar à perda de peso e fraqueza devido à má nutrição.
 
Registros médicos
 
Por mais que você queira deixar a experiência para trás ao fim do tratamento, é também muito importante que você mantenha arquivados os exames médicos e outros dados.
 
Mantenha cópias dos seguintes documentos: laudo de patologia e de qualquer biópsia ou cirurgia; relatório de alta hospitalar; relatório do tratamento radioterápico; relatórios dos tratamentos com quimioterapia, imunoterapia e terapia-alvo, incluindo medicamentos utilizados, doses e tempo do tratamento; e exames de imagem.
 
Como diminuir o risco do câncer avançar ou recidivar?
 
Se você tem (ou já teve) câncer de nasofaringe, provavelmente quer saber se existe algo que pode fazer para diminuir o risco de uma recidiva ou um novo câncer, como exercícios físicos, determinado tipo de dieta ou uso de suplementos dietéticos.
 
Adotar comportamentos saudáveis, como não fumar, comer bem, praticar atividade física regular e manter um peso ideal ajuda a reduzir seu risco. Não se sabe com certeza se isso ajudará, mas se sabe que isso pode ter efeitos positivos na sua saúde que podem se estender além do risco do câncer de nasofaringe ou outros tipos de câncer.
 
Suplementos dietéticos
 
Até o momento, nenhum suplemento dietético, incluindo vitaminas, minerais e produtos fitoterápicos, mostrou diminuir o risco da progressão ou recidiva do câncer. Isso não significa que nenhum suplemento ajudará, mas é importante saber que nenhum suplemento é eficaz.
 
Se você está pensando em tomar qualquer tipo de suplemento nutricional, converse antes com seu médico, para decidir quais você pode consumir com segurança, evitando aqueles que possam ser prejudiciais.
 
Se o câncer voltar?
 
Se o câncer recidivar em algum momento, suas opções de tratamento dependerão dos tratamentos realizados anteriormente e do estado geral de saúde do paciente.
 
Suporte emocional
 
Algo que ajuda muito o paciente com câncer de nasofaringe a enfrentar a doença é o apoio e a força que ele recebe. Independente de como, o importante é que você encontre em algo ou em alguém essa ajuda, seja nos familiares, nos amigos, em ex-pacientes, em sites sobre a doença, ou até em sua própria fé. Você não precisa passar por tudo isso sozinho, seus familiares e amigos podem e querem ajudar você. Não se feche na doença, esteja disposto a ouvir o que os outros têm a lhe dizer.
 
Risco de um segundo câncer após o tratamento

 
Os pacientes com câncer podem ser afetados por uma série de problemas de saúde, mas muitas vezes a sua maior preocupação é enfrentar o câncer novamente. Se um câncer volta após o tratamento é chamado de recidiva. Mas algumas pacientes podem desenvolver um novo câncer, que é denominado segundo câncer primário.
 
Os sobreviventes de câncer de nasofaringe podem ter qualquer tipo de segundo câncer, mas têm um risco aumentado para:

  • Câncer de língua.
  • Câncer de cavidade nasal e seios paranasais.
  • Câncer de esôfago.
  • Câncer ósseo.

          Acompanhamento após o tratamento
 
Após o término do tratamento, você ainda deve consultar o seu médico regularmente para procurar sinais de possíveis recidivas ou disseminação da doença. Especialistas não recomendam qualquer exame adicional para procurar um segundo câncer em pessoas assintomáticas. Comunique seu médico sobre quaisquer novos sintomas ou problemas, porque poderiam ser causados pela recidiva da doença ou por um segundo tipo de câncer.
 
Para ajudar a manter a boa saúde, os pacientes que tiveram câncer de nasofaringe também devem:

  • Atingir e manter um peso saudável.
  • Adotar um estilo de vida fisicamente ativo.
  • Consumir uma dieta saudável, com ênfase em alimentos de origem vegetal.
  • Limitar o consumo de álcool.

Essas ações também podem reduzir o risco de outros problemas de saúde.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/08/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho