Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Vacina contra HPV reduz lesões pré-cancerosas em até 51%, diz estudo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/07/2019 - Data de atualização: 02/07/2019


Vacina contra HPV é oferecida gratuitamente pelo SUS

A vacina contra o HPV (papilomavírus humano) reduz em até 51% as lesões pré-cancerosas causadas pelo vírus em adolescentes e 31% em mulheres de 20 a 24 anos. É o que revela um estudo conduzido por pesquisadores do Canadá, Estados Unidos, Austrália e Europa, publicado no período científico The Lancet na semana passada.

Os cientistas analisaram uma base de 66 milhões de homens e mulheres com menos de 30 anos em 14 países ricos, onde a vacinação foi introduzida em 2007.

Segundo o relatório, "vacinas contra o papilomavírus humano (HPV) reduzem drasticamente as infecções, verrugas genitais e anais, além de lesões pré-cancerosas em mulheres".

Como pode levar muitos anos para uma infecção pelo HPV progredir para o câncer, o estudo foi o primeiro a medir lesões pré-cancerosas.

Ainda é muito cedo para coletar taxas de cânceres completos, mas as lesões os predizem.

Dois tipos de HPV (16 e 18) respondem juntos por 70% dos casos de câncer causados pelo vírus.

Onde a vacina foi aplicada, a incidência de contaminação por essas duas cepas caiu 83% em adolescentes e 66% em mulheres de 20 a 24 anos.

Esses dois tipos também são responsáveis por até 90% dos casos de câncer de ânus, até 60% dos casos de câncer de vagina e até 50% dos casos de câncer vulvar, segundo o Ministério da Saúde.

Os cânceres de boca e de garganta são o sexto tipo no mundo, com 400 mil casos e 230 mil mortes ao ano. A incidência está fortemente relacionada ao HPV e à prática de sexo oral.

Nos países pobres, o câncer de colo de útero é uma das principais causas de mortalidade feminina, com cerca de 300 mil óbitos por ano.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que todas as meninas entre 9 e 14 anos sejam vacinadas contra o HPV. No Brasil, o SUS oferece a vacinação gratuita também para os meninos.

Fonte: R7

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive