Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tumores em realidade virtual podem ajudar no diagnóstico de câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 07/01/2019 - Data de atualização: 07/01/2019


São Paulo – A realidade virtual pode se tornar em breve uma grande aliada na luta contra o câncer. A criação de mapas detalhados sobre os tumores dos pacientes é capaz de aprimorar a maneira como os médicos estudam a evolução da doença em cada organismo, gerando tratamentos mais efetivos de combate à sua evolução.

Construído por médicos do Instituto Britânico de Cambridge de Pesquisa contra o Câncer (CRUK), o sistema de realidade virtual faz varreduras detalhadas de tecidos com câncer de mama e os transforma em simulações às quais médicos de todo o mundo podem ter acesso, segundo reportagem da BBC.

Mais detalhes e melhores diagnósticos

A simulação permite que os médicos analisem cada célula de um tumor, algo que não era possível até agora. “Entender como as células cancerígenas interagem umas com as outras e com tecidos saudáveis ​​é fundamental se formos desenvolver novas terapias”, disse Karen Vousden, cientista-chefe do projeto, à BBC. “Observar os tumores usando esse novo sistema é muito mais dinâmico do que as versões 2D estáticas com as quais estamos acostumados.”

A facilitação da análise dos tumores traz vantagens muito aguardadas pela comunidade médica. Além do aumento dos detalhes, a realidade virtual possibilita a participação de mais especialistas em um mesmo caso. Como as informações são armazenadas em uma simulação e disponibilizadas virtualmente, os dados se tornam acessíveis por pesquisadores que não podem ter acesso físico às amostras do paciente, melhorando as perspectivas de diagnóstico especializado e podendo reunir médicos do mundo todo.

Fonte: Exame

 

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive