Tipos de Câncer

Câncer de Ovário

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tumores de Ovário de Células Germinativas

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/07/2014 - Data de atualização: 20/03/2019


As células germinativas são as que formam os óvulos. A maioria dos tumores de células germinativas é benigna, embora alguns são cancerígenas e podem ser letais. Menos de 2% dos cânceres de ovário são tumores de células germinativas. De forma geral, têm um bom prognóstico, com sobrevida em 5 anos de mais de 90% das pacientes. Existem vários subtipos de tumores de células germinativas, os mais comuns são teratomas, disgerminomas, tumores do seio endodérmico e coriocarcinomas. Os tumores de células germinativas também podem ser uma mistura de mais de um único subtipo.

  • Teratoma

Os teratomas são tumores de células germinativas, com áreas que, quando visualizadas sob o microscópio, se parecem com cada uma das 3 camadas de um embrião em desenvolvimento: a endoderme (camada mais profunda), mesoderme (camada média) e ectoderme (camada externa). Este tumor tem uma forma benigna e outra cancerosa, denominadas teratoma maduro e teratoma imaturo, respectivamente.

O teratoma maduro é o tumor de ovário de células germinativas mais comum. É um tumor benigno que geralmente afeta mulheres em idade reprodutiva. É muitas vezes chamado de cisto dermoide. Estes tumores ou cistos podem conter diferentes tipos de tecidos benignos, incluindo, osso, cabelo e dentes. As pacientes são curadas com a retirada cirúrgica do cisto.

Os teratomas imaturos são um tipo de câncer, que ocorre em meninas e mulheres jovens, geralmente com menos de 18 anos. Esse tipo de câncer é raro e contêm células que se parecem com os tecidos embrionários ou fetais, como o tecido conjuntivo, vias respiratórias e cérebro. Os tumores que são relativamente mais maduros (teratoma imaturo grau 1) e não se disseminaram além do ovário são tratados com a remoção cirúrgica dos ovários. Quando eles se disseminam além do ovário e/ou a maior parte do tumor tem uma aparência muito imatura (teratomas imaturos de grau 2 ou 3), a quimioterapia é indicada além da cirurgia.

  • Disgerminoma

Este tipo de câncer é raro, mas é o câncer de células germinativas de ovário mais comum. Ele geralmente afeta adolescentes e mulheres jovens. Os disgerminomas são considerados malignos, mas a maioria não se desenvolve ou se dissemina rapidamente. Quando esses tumores estão limitados ao ovário, mais de 75% das pacientes são curadas com a remoção cirúrgica dos ovários, sem qualquer tratamento adicional. Mesmo quando o tumor se dissemina ou recidiva, a cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia são eficazes no controle da doença em cerca de 90% das pacientes.

  • Tumor do saco vitelino e coriocarcinoma

Estes tumores são raros e geralmente afetam meninas e mulheres jovens. Eles tendem a se desenvolver e se disseminar rapidamente, mas, são muito sensíveis à quimioterapia. O coriocarcinoma que começa na placenta é mais comum do que o tipo que começa no ovário respondendo melhor à quimioterapia do que os coriocarcinomas ovarianos.

Fonte: American Cancer Society (11/04/2018)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive