Quimioterapia para neuroblastoma

A quimioterapia é o uso de medicamentos anticâncer, que geralmente são administrados por via venosa. Esses fármacos entram na corrente sanguínea e atingem todas as áreas do corpo (terapia sistêmica). Isso torna a quimioterapia útil para o tratamento do neuroblastoma, especialmente se nem todo tumor pode ser removido cirurgicamente.

O tratamento com quimioterapia de uma criança dependerá de seu grupo de risco, que está baseado no estadiamento e localização do tumor, idade da criança, além de outros fatores.

Algumas crianças com neuroblastoma são tratadas com quimioterapia, antes da cirurgia (quimioterapia neoadjuvante) ou após a cirurgia (quimioterapia adjuvante). Em outros casos, especialmente quando a doença se disseminou para outros órgãos, a quimioterapia é a principal opção terapêutica.

Alguns dos medicamentos frequentemente utilizados no tratamento do neuroblastoma incluem:

  • Ciclofosfamida.
  • Cisplatina ou carboplatina.
  • Vincristina.
  • Doxorrubicina.
  • Etoposide.
  • Topotecano.
  • Melfalano.
  • Busulfano.
  • Tiotepa.

A combinação mais frequente de medicamentos para tratar o neuroblastoma inclui carboplatina, ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina e etoposido, mas outros podem ser utilizados. Para as crianças do grupo de alto risco, outras combinações são administradas e com doses mais elevadas. Após a quimioterapia pode ser realizado o transplante de células-tronco.

A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas. A duração total do tratamento depende do grupo de risco em que a criança está, grupos de maior risco geralmente requerem um tratamento mais prolongado.

Possíveis efeitos colaterais

Os quimioterápicos podem afetar outras células do corpo que se dividem rapidamente, o que pode provocar efeitos colaterais. Os efeitos colaterais da quimioterapia dependem do tipo e da dose dos medicamentos administrados e do tempo de tratamento.

Os efeitos colaterais da quimioterapia dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e do tempo de tratamento e incluem:

  • Perda de cabelo.
  • Feridas na boca.
  • Perda de apetite.
  • Náuseas e vômitos.
  • Diarreia ou constipação.
  • Infecções, devido a diminuição dos glóbulos brancos.
  • Hematomas ou hemorragias, devido a diminuição das plaquetas.
  • Fadiga, devido a diminuição dos glóbulos vermelhos.

A maioria desses efeitos colaterais é de curta duração e tende a desaparecer após o término do tratamento. Existem muitas maneiras de diminuir estes efeitos, por exemplo, podem ser administrados medicamentos para prevenir ou reduzir as náuseas e vômitos. Pergunte ao médico do seu filho sobre quaisquer efeitos colaterais específicos aos quais você deve prestar atenção e o que você deve fazer para ajudar a reduzir esses efeitos.

Junto com os efeitos citados acima, alguns medicamentos podem apresentar efeitos colaterais específicos.

Ciclofosfamida. Pode lesionar a bexiga, o que pode provocar sangramento urinário. Esse risco pode ser reduzido com a administração de líquidos e com o medicamento Mesna, que protege a bexiga. Estes medicamentos também podem danificar os ovários ou testículos, podendo afetar a fertilidade.

Doxorrubicina. Pode provocar problemas cardíacos. Os médicos tentam reduzir esse risco limitando as doses da doxorrubicina e avaliando a função cardíaca com ecocardiogramas durante o tratamento. Este medicamento também pode provocar lesões na pele se vazar para fora da veia, enquanto estiver sendo administrada.

Cisplatina e carboplatina. Podem afetar os rins. Tomar líquidos pode ajudar a reduzir esse risco. Estes medicamentos também podem afetar a audição. O médico do seu filho pode solicitar exames de acuidade auditiva durante ou após o tratamento.

Vincristina. Pode danificar os nervos. Alguns pacientes podem ter formigamento, dormência, fraqueza ou dor, particularmente nas mãos e nos pés.

A quimioterapia também pode ter alguns efeitos colaterais a longo prazo. Por exemplo, alguns medicamentos podem aumentar o risco de desenvolver mais tarde outro tipo de câncer, como a leucemia. Embora este seja um risco importante, é raro, e o pequeno aumento no risco deve ser ponderado contra a importância da quimioterapia no tratamento do neuroblastoma.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Quimioterapia.

Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.

Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho