Tratamento do Linfoma de Hodgkin em Crianças

O tratamento do linfoma de Hodgkin em crianças é ligeiramente diferente do tratamento em adultos. Assim como nos adultos, o principal objetivo do tratamento é a cura da criança sem provocar problemas a longo prazo. Os tratamentos são ajustados com base na idade da criança, extensão da doença, resposta ao tratamento e outros fatores.
 
Se a criança passou da puberdade e os músculos e ossos estão totalmente desenvolvidos, o tratamento é geralmente o mesmo que o de adultos. Mas, se a criança não tiver atingido a puberdade ou seu corpo ainda não atingiu o desenvolvimento esperado, o tratamento indicado será a quimioterapia. A radioterapia pode afetar o crescimento ósseo e muscular e impedir que as crianças atinjam seu tamanho normal.
 
As crianças tendem a tolerar melhor a quimioterapia, a curto prazo, do que os adultos. No entanto, alguns efeitos colaterais são mais prováveis de ocorrer em crianças. E como alguns desses efeitos podem ser a longo prazo, as crianças precisam de acompanhamento médico para o resto de suas vidas.
 
O ideal é que as crianças e os adolescentes possam ser tratados em hospitais com áreas dedicadas para sua faixa etária. Onde eles possam contar com uma equipe de especialistas com experiência em câncer infantil, bem como as necessidades específicas das crianças com câncer e suas famílias. Essa equipe geralmente inclui oncologistas pediátricos, cirurgiões, radiooncologistas, patologistas, enfermeiros oncológicos pediátricos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, reabilitação e fisioterapeutas e educadores que possam apoiar e educar a família inteira.
 
Nesses centros, os médicos que tratam as crianças com linfoma de Hodgkin costumam administrar esquemas de tratamento que fazem parte de estudos clínicos, com o objetivo de administrar um tratamento mais eficaz que provoque menos efeitos colaterais.
 
Tratamento do linfoma de Hodgkin clássico em crianças
 
O tratamento de crianças com linfoma de Hodgkin, muitas vezes, combina a quimioterapia com doses baixas de radiação. A quimioterapia, muitas vezes, inclui a combinação de vários medicamentos, ao invés do esquema habitual ABVD administrado em adultos, especialmente para linfomas com características desfavoráveis ou avançados. Em algumas situações, o conjugado anticorpo-droga brentuximabe vedotina também pode ser incluído no esquema de quimioterapia.
 
Estágios IA e IIA, favorável. O tratamento geralmente começa apenas com a quimioterapia, usando a menor dose que possa levar à cura do linfoma. Exames de PET scan podem ser realizados para verificar se o tratamento está respondendo e/ou se ainda sinais de doença no corpo. Se a doença não desaparecer completamente, radioterapia ou quimioterapia podem ser indicadas.
 
Se a radioterapia é administrada, a dose e a área tratada são mantidas as menores possíveis. Se a radioterapia é administrada na parte inferior do corpo de meninas e adolescentes mulheres, os ovários devem ser protegidos para preservar a fertilidade.
 
Estágios I e II, desfavoráveis. O tratamento consistirá de um esquema de quimioterapia mais intenso, que pode incluir brentuximabe vedotina em alguns casos. A radioterapia provavelmente também será administrada, mas a dose e o tamanho do campo de radiação serão mantidos tão pequenos quanto possível.
 
Estágios III e IV. O tratamento inclui quimioterapia intensa, que pode incluir brentuximabe vedotina. A radioterapia pode ser administrada em áreas com doença volumosa.
 
Recidiva. Se a doença recidivar ou não estiver mais respondendo ao tratamento, diferentes tipos de esquemas de quimioterapia podem ser tentados. Outras opções podem incluir um transplante de células-tronco ou imunoterapia, às vezes, junto com a quimioterapia.
 
Tratamento do linfoma de Hodgkin de predominância linfocitária nodular (LHPLN) em crianças
 
O linfoma de Hodgkin de predominância linfocitária nodular é muito raro em crianças. Não existe um único tratamento melhor, e os usados geralmente são muito parecidos com aqueles administrados para o linfoma de Hodgkin clássico e/ou usados para o tratamento da doença em adultos.
 
Exceção. Nos estágios iniciais do linfoma de Hodgkin de predominância linfocitária nodular em crianças, a cirurgia para remover o linfonodo comprometido pode ser o único tratamento necessário. Após a cirurgia, essas crianças são acompanhadas de perto quanto a sinais do linfoma. Se houver sinais da doença, a quimioterapia pode ser administrada.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/11/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho