Tratamento do Câncer de Vesícula Biliar por Estágio

A extensão do câncer de vesícula biliar é um fator importante na determinação das opções de tratamento. Sempre que possível, a cirurgia é o principal tipo de tratamento, por essa razão os médicos dividem os cânceres de vesícula biliar em dois grupos:

  • Cânceres ressecáveis. São aqueles que podem ser completamente removidos por cirurgia, com base nos resultados dos exames de imagem.
  • Cânceres Irressecáveis. Aqueles que se disseminaram para outros órgãos ou estão em locais difíceis para serem completamente removidos cirurgicamente.

Cânceres ressecáveis

Em termos de estadiamento, os cânceres em estágio I e II e alguns cânceres em estágio III que não se disseminaram ainda podem ser tratáveis ​​com cirurgia, a menos que a doença tenha se disseminado para os vasos sanguíneos principais. Por exemplo, se o câncer só atingiu uma área não muito profunda do fígado, pode ser possível remover todo o tumor por cirurgia. Por outro lado, se o tumor se disseminou para ambos os lados do fígado, para o revestimento da cavidade abdominal, para órgãos distantes da vesícula biliar ou se envolve um vaso sanguíneo, é pouco provável que a cirurgia possa removê-lo.

As condições do diagnóstico inicial também podem influenciar as opções de tratamento. Por exemplo, alguns cânceres são diagnosticados durante a realização de exames de imagem antes da cirurgia, enquanto outros são diagnosticados apenas após a cirurgia realizada para tratar outra condição clínica, como cálculos biliares.

Não importa o estágio do câncer, o importante é entender o objetivo do tratamento antes de iniciar, isto é, se é curativo ou para aliviar os sintomas, bem como os benefícios e riscos do procedimento. Isso pode ajudar o paciente a tomar uma decisão informada ao entender suas opções de tratamento.

Câncer potencialmente ressecável

Esses são os cânceres em estágio inicial que os médicos acreditam que podem ser completamente removidos cirurgicamente. O tratamento desses cânceres depende em parte da forma como são diagnosticados.

Câncer diagnosticado após a cirurgia por outra patologia

Alguns cânceres de vesícula biliar são diagnosticados quando a vesícula é retirada para tratar cálculos biliares ou inflamação crônica. A vesícula biliar é então estudada sob um microscópio no laboratório de patologia, momento em que o câncer é diagnosticado. Esses são tipicamente cânceres em estágio inicial. Se o câncer é confirmado apenas nas camadas internas da vesícula biliar (T1a), sem sinais de disseminação além do órgão, nenhum tratamento adicional será necessário, pois existe uma chance de que todo o tumor foi removido.

Se o tumor estiver mais disseminado dentro da vesícula biliar (T1b ou superior), outros exames deverão ser realizados para diagnosticar qualquer sinal de doença remanescente e determinar se é ressecável. Esses exames podem incluir tomografia computadorizada ou ressonância magnética e uma laparoscopia de estadiamento.
Se o tumor for considerado ressecável após estes exames, uma cirurgia mais extensa será realizada para remover parte do fígado, linfonodos próximos e, possivelmente, parte do ducto biliar. Isso pode ser seguido por quimioterapia, com ou sem radioterapia, para evitar a recidiva.

Se os exames de imagem ou a laparoscopia para estadiamento mostrarem que o tumor não pode ser ressecado, o tratamento será o mesmo descrito para tumores irressecáveis.

Câncer diagnosticado durante a cirurgia por outra patologia

Em alguns casos, o câncer de vesícula biliar é diagnosticado durante uma colecistectomia simples. O cirurgião encontra áreas que parecem suspeitas de câncer durante a cirurgia e envia amostras para análise no laboratório de patologia.

Se o tumor é ressecável, o cirurgião altera o procedimento para uma cirurgia mais extensa denominada colecistectomia extensiva.

Se o cirurgião não tem experiência no tratamento do câncer de vesícula biliar ou não tem certeza se o tumor é ressecável, a cirurgia pode ser interrompida neste momento. Outros exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, serão realizados para determinar sinais remanescentes da doença no corpo e se o tumor é ou não ressecável.

Se o câncer for considerado ressecável após estes os exames, uma cirurgia mais extensa será realizada para retirara parte do fígado, os linfonodos próximos e, possivelmente, partes do ducto biliar. Isso pode ser seguido de quimioterapia, com ou sem radioterapia, para evitar uma recidiva da doença, mas não está clara sua eficácia.

Se os exames mostrarem que o tumor não pode ser ressecado, o tratamento será o mesmo descrito para cânceres não ressecáveis.

Câncer diagnosticados em exames de imagem ou devido a sintomas

Às vezes, se suspeita de câncer de vesícula biliar porque a pessoa está apresentando sinais e sintomas, como icterícia. Os exames de imagem podem determinar áreas suspeitas de câncer na vesícula biliar ou próximas ao órgão. Outros exames de imagem e a laparoscopia para estadiamento podem ser realizados para procurar outras áreas suspeitas. Esses exames podem  diagnosticar se essas áreas são câncer e se podem (ou não) ser ressecáveis.

Se o tumor é ressecável e o paciente tem um bom estado geral de saúde para a cirurgia, o tratamento indicado é a colecistectomia extensiva. Se o paciente estiver com icterícia antes da cirurgia, um stent ou cateter pode ser implantado no ducto biliar para permitir que a bile flua mais facilmente. Isso pode aliviar os sintomas por alguns dias e permite que o paciente realize a cirurgia. Após o procedimento, o médico pode indicar quimioterapia, com ou sem radioterapia, para diminuir a chance da recidiva, mas não está clara sua eficácia.

Se os exames de imagem ou a laparoscopia mostrarem que o câncer não é ressecável, é realizada uma biópsia para confirmar o diagnóstico. O tratamento será o mesmo descrito para cânceres não ressecáveis.

Cânceres irressecáveis

Se o médico não considerar a cirurgia uma boa opção terapêutica, por exemplo, devido ao tamanho ou localização do tumor ou por causa do estado geral de saúde do paciente, o foco do tratamento é geralmente tentar controlar a doença. Isso inclui alívio dos sintomas e aumento da sobrevida dos pacientes. O tratamento com radioterapia e/ou quimioterapia pode ser útil em alguns pacientes.

Para os pacientes com icterícia devido à obstrução do ducto biliar, um stent ou cateter pode ser implantado no ducto para permitir que a bile seja drenada. Desobstruir o ducto biliar é muitas vezes o primeiro tratamento paliativo realizado, antes de iniciar outros tratamentos, como a quimioterapia.

Como esses cânceres podem ser muito difíceis de serem tratados, os pacientes devem considerar a participação em um estudo clínico com novos tratamentos.

Cuidados paliativos

É a terapia de suporte que tem por objetivo prevenir e tratar os sintomas ou problemas provocados pela doença. Os cuidados paliativos são usados ​​em todos os tipos de tratamento contra o câncer em todos os estágios do câncer de vesícula biliar, o que inclui medicamentos para prevenir náuseas, controle da dor e do fluxo da bile, para que não seja obstruída pelo tumor.

Manter a qualidade de vida é uma meta importante. Não hesite em discutir se sente dor, outros sintomas ou qualquer preocupação que você tiver com seu médico.

Recidiva

A recidiva pode ser local ou à distância. Se o tumor recidivar após o tratamento inicial, o tratamento posterior depende da localização, dos tratamentos realizados inicialmente e do estado geral de saúde do paciente.

Raramente, o câncer volta a uma área pequena perto de onde começou, caso em que a cirurgia para tentar removê-lo possa ser uma opção. Mas na maioria dos casos a recidiva é iressecável e é tratada como descrito acima.

A recidiva do câncer de vesícula biliar é geralmente muito difícil de ser tratada, por isso o paciente deve considerar a participação em um estudo clínico com novos tratamentos.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho