Tipos de Câncer

Tumores Cerebrais / Sistema Nervoso Central

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tratamento com Campos Elétricos para Tumores Cerebrais/SNC

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/03/2015 - Data de atualização: 20/04/2018


Pesquisadores descobriram que a exposição de alguns tipos de células tumorais a campos elétricos alternados pode interferir na capacidade das células de crescer e se disseminar. Um dispositivo portátil que gera esses campos elétricos, conhecido como Optune, é uma opção no tratamento de pacientes com glioblastomas:

  • Pode ser utilizado em pacientes com glioblastoma após o tratamento com cirurgia e radioterapia. O dispositivo é usado junto com a quimioterapia, podendo aumentar a sobrevida dos pacientes do que realizar o tratamento quimioterápico isoladamente.
  • Também pode ser usado (em vez da quimioterapia) em pacientes cujo glioblastoma recidivou após o tratamento inicial. Não foi comprovado se aumenta a sobrevida desses pacientes, mas tende a ter efeitos colaterais mais leves.

Nesta técnica, 4 eletrodos, ligados a uma bateria, são colocados sobre o couro cabeludo. Estes eletrodos geram corrente elétrica moderada, que interage com as células tumorais do cérebro mais do que com as células normais.

Possíveis Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais do dispositivo tendem a ser menores podendo incluir irritação da pele nos locais dos eletrodos, problemas para dormir, alterações no humor e um risco ligeiramente aumentado de dores de cabeça e convulsões.

Fonte: American Cancer Society (08/11/2017)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive