Tipos de Câncer

Tumor de Wilms

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tipos de Tumor de Wilms

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 21/01/2014 - Data de atualização: 26/09/2017


Os tumores de Wilms são classificados em dois tipos principais, dependendo de sua histologia:

  • Histologia Favorável. Embora as células do tumor não pareçam completamente normais, não existe anaplasia. Mais de 90% dos tumores de Wilms tem uma histologia favorável. Portanto, a chance de cura para crianças com estes tumores é muito boa.

  • Histologia Desfavorável (Tumor de Wilms Anaplásico). Quando a aparência das células cancerígenas é amplamente variável e seus núcleos tendem a serem grandes e distorcidos são denominadas células anaplásicas. Quanto mais anaplasia tiver o tumor, mais difícil a sua cura.

Outros Tipos de Câncer de Rim em Crianças

A maioria dos cânceres de rim que ocorrem em crianças são tumores de Wilms. Mas, em casos raros, as crianças podem desenvolver outros tipos de tumores renais:

  • Nefroma Mesoblástico. Estes tumores geralmente aparecem nos primeiros meses de vida. As crianças são geralmente curadas com cirurgia, mas, algumas vezes, é administrada também a quimioterapia. As crianças que tiveram estes tumores precisam ser acompanhadas de perto durante o primeiro ano após o tratamento.

  • Sarcoma de Células Claras de Rim. Estes tumores são muito mais propensos a se disseminarem para outras partes do corpo do que os tumores de Wilms, e são mais difíceis de serem curados. Como esses tumores são raros, o tratamento muitas vezes é realizado como parte de um estudo clínico. Geralmente é similar ao tratamento intensivo dos tumores de Wilms com histologia desfavorável.

  • Tumor Rabdoide de Rim. Estes tumores ocorrem mais frequentemente em crianças e bebês. Eles tendem a se espalhar para outras partes do corpo rapidamente, e na maioria dos casos já está disseminado quando diagnosticado, o que torna difícil sua cura. Como esses tumores são raros, o tratamento pode ser realizado como parte de um estudo clínico, geralmente incluindo quimioterapia com a combinação de vários medicamentos.

  • Carcinoma de Células Renais. Este é o tipo mais comum de câncer de rim em adultos, mas também contribui para um pequeno número de tumores renais em crianças. É raro em crianças pequenas, mas na verdade é mais comum do que o tumor de Wilms em adolescentes. A cirurgia é o principal tratamento para esse tipo de tumor, se puder ser realizada. O prognóstico depende do estadiamento no momento do diagnóstico e do subtipo do tumor.

Fonte: American Cancer Society (16/02/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive