Tipos de linfoma não Hodgkin em crianças

Os linfomas são frequentemente classificados pela forma como as células cancerosas são vistas ao microscópio. As principais características incluem o tipo de linfócito do qual se originam, como as células são visualizadas ao microscópio, e se as células têm determinadas alterações cromossômicas, genéticas ou proteicas.

Os tipos mais frequentes de linfomas não Hodgkin em crianças e adolescentes são diferentes daqueles em adultos e geralmente pertencem a um desses tipos:

  • Linfoma linfoblástico

O linfoma linfoblástico é responsável por 20% linfomas não Hodgkin em crianças e adolescentes, sendo que a incidência é duas vezes maior em meninos do que nas meninas.

As células cancerígenas do linfoma linfoblástico são células jovens denominadas linfoblastos. Elas são do mesmo tipo às observadas na leucemia linfoide aguda (LLA) em crianças. Na realidade, se mais de 25% da medula óssea é composta de linfoblastos, a doença é classificada e tratada como LLA em vez de linfoma.

A maioria dos casos de linfoma linfoblástico se desenvolve a partir de células T e são denominados precursores de linfoma linfoblásticos T. Esses linfomas, geralmente, começam no timo e podem evoluir para um grande tumor no mediastino, podendo provocar problemas respiratórios, que podem ser o primeiro sintoma do linfoma linfoblástico.

Com menos frequência, esse tipo de linfoma pode se desenvolver nas amígdalas e linfonodos do pescoço, podendo se disseminar para a medula óssea, em outros linfonodos, superfície do cérebro e membranas que envolvem o coração e os pulmões. Eles também podem atingir a pele e os ossos.

O linfoma linfoblástico pode crescer muito rapidamente e muitas vezes provocar problemas respiratórios, por isso, precisa ser diagnosticado e tratado imediatamente.

  • Linfoma de Burkitt

O linfoma de Burkitt, também conhecido como linfoma de células pequenas não clivadas, representa cerca de 40% dos linfomas não Hodgkin em crianças. É mais frequente em meninos com idade entre 5 a 13 anos.

O linfoma de Burkitt, geralmente, se inicia no abdômen. Normalmente, a criança desenvolve um grande tumor que eventualmente pode obstruir o intestino. Isso pode causar dor abdominal, náuseas e vômitos. Esse tipo de linfoma também pode começar no pescoço ou amígdalas, ou raramente em outras partes do corpo.

O linfoma de Burkitt se desenvolve a partir dos linfócitos B, e é um tumor de crescimento rápido. Ele pode se disseminar para outros órgãos, incluindo o cérebro. Em função disso deve ser diagnosticado e tratado rapidamente.

  • Linfomas de grandes células

Este tipo de linfoma é responsável por 15% a 20% dos linfomas não Hodgkin em crianças. Ele se inicia nas formas mais maduras das células B, podendo crescer em qualquer parte do corpo. Esses linfomas tendem a ocorrer com mais frequência em crianças maiores e adolescentes.

Um tipo relacionado, mas menos frequente de linfoma não Hodgkin, conhecido como linfoma de células B mediastinal primário, se desenvolve como uma massa no mediastino. Esse tipo é mais frequente em adolescentes.

  • Linfomas de grandes células anaplásicas

Esse tipo representa cerca de 10% de todos os linfomas não Hodgkin em crianças e adolescentes.      Geralmente se desenvolve a partir de células T maduras. Podem se iniciar nos linfonodos e podem ser encontrados na pele, pulmões, ossos, sistema digestivo ou outros órgãos.

Na maioria das crianças, as células do linfoma apresentam alterações no gene ALK que as ajudam a crescer. Os inibidores de ALK, que atacam as células com alterações no gene ALK, têm se mostrado promissores no tratamento desse tipo de linfoma na infância nos últimos anos.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/08/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho