O diagnóstico de doenças pela análise das células individuais e pequenos grupos de células é denominado citologia ou citopatologia. É uma parte importante do diagnóstico de alguns tipos de câncer.
Em comparação com a biópsia do tecido, uma amostra de citologia geralmente:
A desvantagem é que, em alguns casos, o resultado da biópsia de tecido é mais precisa, no entanto, em muitos casos, a amostra citológica pode ser bastante precisa.
Os exames citológicos podem ser usados para diagnóstico ou rastreamento:
Muitas vezes, um exame de diagnóstico é realizado, se o teste de rastreamento for positivo (isto é, se algo for encontrado no teste de triagem). Alguns exames de citologia, como o exame de Papanicolaou são usados principalmente para rastreamento, enquanto outros podem identificar com precisão os cânceres. Quando a citologia mostra câncer, muitas vezes, uma biópsia é também realizada para se ter certeza de qualquer achado anormal antes do tratamento ser iniciado.
Punção aspirativa por agulha fina
A punção por agulha fina (PAAF) é considerada, às vezes, um exame de citologia e algumas vezes é considerada uma biópsia.
Testes citológicos em fluídos corporais
Os fluidos de cavidades e espaços no corpo podem ser testados para verificar se células cancerígenas estão presentes. Alguns dos fluídos de cavidades corporais testados dessa forma incluem:
Citologia por raspado ou escovado
Essa técnica consiste em raspar ou escovar algumas células do órgão ou tecido a ser analisado. O exame de citologia mais conhecido, no qual as amostras são colhidas dessa forma é o exame de Papanicolaou.
No Papanicolau, as amostras são coletadas com o auxílio de uma pequena espátula ou escova para remover células do colo do útero. Outras áreas que podem ser escovadas ou raspadas incluem o esôfago, estômago, brônquios e boca.
Fonte: American Cancer Society (30/07/2015)
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.