Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tipos de Citologia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/04/2015 - Data de atualização: 02/04/2015


O diagnóstico de doenças pela análise das células individuais e pequenos grupos de células é denominado citologia ou citopatologia. Tornou-se uma parte importante do diagnóstico de câncer ao longo das últimas décadas.

Em comparação com a biópsia do tecido, uma amostra de citologia geralmente:

  • É mais fácil de se obter.
  • É menos desconfortável para o paciente.
  • É menos provável de apresentar complicações.
  • Os custos são menores.

A desvantagem é que, em alguns casos, o resultado da biópsia de tecido é mais precisa, no entanto, em muitos casos, a amostra citológica pode ser também bastante precisa.

Algumas vezes, a biópsia excisional (remoção de todo o tumor) é o único tratamento necessário para retirar um câncer. Em outros casos, o câncer deve ser tratado primeiramente com quimioterapia ou radioterapia e posteriormente ser realizada a cirurgia. Para alguns tipos de câncer, uma amostra citológica, uma biópsia endoscópica, uma biópsia por agulha ou uma biópsia incisional pode ser a melhor opção. Como pode-se ver, as escolhas dos exames não são simples, os médicos consideram muitos fatores sobre o tipo específico de câncer do qual se suspeita e o órgão afetado.

Exames de citologia podem ser utilizados de duas formas: para o diagnóstico e para o rastreamento.

Um exame diagnóstico só é utilizado em pacientes que apresentam sinais, sintomas ou alguma outra razão para suspeitar que uma determinada doença (como o câncer) possa estar presente.  Um exame de diagnóstico classifica a doença (se presente) de forma precisa.

Um exame de rastreamento é utilizado para encontrar pessoas que possam ter uma determinada doença, mesmo antes de desenvolver quaisquer sintomas. Espera-se que um exame de rastreamento possa encontrar quase todas as pessoas que tem predisposição a alguma doença, mas nem sempre serve para provar que a doença está presente. Alguns exames de citologia, como o exame de Papanicolaou são usados principalmente para a seleção de pacientes em risco, enquanto outros podem identificar com precisão os cânceres. Quando a citologia mostra câncer, uma biópsia é também realizada para se ter certeza de qualquer achado anormal antes do tratamento ser iniciado.

Punção Aspirativa por Agulha Fina


A aspiração por agulha fina (PAAF) é considerada às vezes um exame de citologia e às vezes é considerado uma biópsia.

Fluídos Corporais

Os fluidos de cavidades e espaços do corpo podem ser analisados para verificar se células cancerosas (ou não) estão presentes. Alguns dos fluídos de cavidades corporais examinados incluem:

  • Urina.
  • Escarro. 
  • Fluído espinal, também conhecido como fluido cerebrospinal ou líquido cefalorraquidiano.
  • Líquido pleural (a partir do espaço em torno dos pulmões). 
  • Líquido pericárdico (da membrana que envolve o coração).
  • Líquido ascítico, também chamado de ascite ou líquido peritoneal (a partir do espaço  abdominal).

Raspagem e Escovado Citológico

Essa técnica consiste em raspar ou escovar algumas células do órgão ou tecido a ser analisado. O exame de citologia mais conhecido, onde as amostras são colhidas dessa forma é o exame de Papanicolaou.

No exame de Papanicolau, as amostras são coletadas com o auxílio de uma pequena espátula ou escova para remover células do colo do útero. Outras áreas que podem ser escovadas ou raspadas incluem o esôfago, estômago, brônquios e mucosa da boca.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive