Tipos de Câncer

Câncer de Glândulas Salivares

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tipos de Câncer de Glândulas Salivares

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/11/2015 - Data de atualização: 22/01/2018


Os principais tipos de cânceres de glândulas salivares são:

Carcinoma Mucoepidermoide. O carcinoma mucoepidermoide é o tipo mais comum de câncer da glândula salivar e a maioria se inicia nas parótidas. Eles se desenvolvem com menos frequência nas glândulas submandibulares e nas glândulas salivares menores.  Estes cânceres são usualmente de baixo grau, mas também podem ser de grau intermediário ou alto.

Carcinoma Adenoide Cístico. O carcinoma adenoide geralmente é de crescimento lento e, muitas vezes, quando visualizado ao microscópio parece ser de baixo grau. Ele tende a se espalhar pelos nervos. Às vezes, o carcinoma adenoide cístico recidiva após muitos anos. O prognóstico é melhor para os tumores menores.

Adenocarcinomas. Adenocarcinoma é um termo utilizado para descrever os tumores que se iniciam nas células glandulares. Existem muitos tipos de adenocarcinomas da glândula salivar:

  • Carcinoma de Células Acinares. A maioria começa na glândula parótida. Eles tendem a ser de crescimento lento e a ocorrerem em uma idade mais jovem do que a maioria dos tumores da glândula salivar. Eles são geralmente de baixo grau, mas como se desenvolvem no tecido adjacente tem provavelmente um melhor prognóstico.

  • Adenocarcinoma Polimorfo de Baixo Grau (PLGA). Estes tendem a começar nas glândulas salivares menores. São geralmente de baixo grau e na sua maioria curáveis.

  • Adenocarcinoma Não Especificado. Eles são mais comuns nas glândulas parótidas e nas glândulas salivares menores. Estes tumores podem ser de qualquer grau.

  • Adenocarcinomas Raros. Vários tipos de adenocarcinoma são bastante raros. Muitos tendem a ser de baixo grau e geralmente têm um prognóstico muito bom: adenocarcinoma basocelular, carcinoma de células claras, cistadenocarcinoma, adenocarcinoma sebáceo, linfadenocarcinoma sebáceo e adenocarcinoma mucinoso.

  • Outros Adenocarcinomas Raros. São mais susceptíveis de serem de alto grau e podem ter um prognóstico menos favorável: carcinoma oncocítico e carcinoma de duto salivar.

Tumores Malignos Mistos


Existem 3 tipos de tumores malignos mistos: carcinoma ex adenoma pleomórfico, carcinossarcomas e metástase de tumor misto. O carcinoma ex adenoma pleomórfico é responsável pela grande maioria destes tumores. Os outros 2 são muito mais raros. O carcinoma ex adenoma pleomórfico é um tumor que se desenvolve a partir de um tumor benigno misto, também conhecido como adenoma pleomórfico, e ocorre principalmente nas glândulas salivares maiores.

Outros Tipos Raros


Vários outros tipos de tumores podem se desenvolver nas glândulas salivares:

  • Carcinoma Espinocelular. Esse tipo de tumor ocorre principalmente em homens mais velhos e pode se desenvolver após tratamento radioterápico para outros tipos de câncer na região. Este tipo de tumor tende a ter um prognóstico pior.

  • Carcinoma Epitelial-Mioepitelial. Pode ser de baixo grau, mas que pode recidivar após o tratamento ou disseminar para outras partes do corpo.

  • Carcinoma Anaplásico de Pequenas Células. As células desses tumores têm características similares aos nervos. Eles são frequentemente encontrados nas glândulas salivares menores e tem crescimento rápido.

  • Carcinomas Indiferenciados. Este grupo de tumores inclui o carcinoma de pequenas células indiferenciadas, o carcinoma indiferenciado de grandes células e o carcinoma linfoepitelial. Eles são de alto grau e muitas vezes se disseminam. O carcinoma linfoepitelial é mais comum em esquimós e em indígenas.

Outros Tipos de Câncer que podem afetar as Glândulas Salivares

  • Linfoma Não Hodgkin. A maioria dos linfomas não Hodgkin começam nos gânglios linfáticos. Raramente, estes tumores se iniciam nas células do sistema imunológico do interior das glândulas salivares. Eles se comportam e são tratados de forma diferente do que outros tipos de tumores das glândulas salivares. A maioria dos linfomas que começam nas glândulas salivares afetam as pessoas portadoras de síndrome de Sjögren.

  • Sarcomas. As glândulas salivares contêm vasos sanguíneos, as células do músculo e as células que formam tecido conjuntivo. Os cânceres que começam nestes tipos de células são denominados sarcomas. Eles raramente ocorrem nas glândulas salivares.

  • Cânceres das Glândulas Salivares Secundários. Tumores que se originam em outros locais ou se disseminam às glândulas salivares são denominados câncer de glândulas salivares secundários e são tratados de acordo com o local onde se originaram.

Fonte: American Cancer Society (28/09/2017)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive