Tipos de câncer de glândulas salivares

Os principais tipos de cânceres de glândulas salivares são:

  • Carcinoma mucoepidermoide. O carcinoma mucoepidermoide é o tipo mais frequente de câncer da glândula salivar e a maioria se inicia nas parótidas. Ele se desenvolve com menos frequência nas glândulas submandibulares e nas glândulas salivares menores. Esses cânceres são geralmente de baixo grau, mas, às vezes, podem ser de grau intermediário ou alto.
  • Carcinoma adenoide cístico. O carcinoma adenoide é o segundo tipo mais frequente de câncer de glândula salivar, geralmente é de crescimento lento e, muitas vezes, quando visualizado ao microscópio parece ser de baixo grau. Ele tende a se espalhar pelos nervos. Às vezes, o carcinoma adenoide cístico recidiva após muitos anos. O prognóstico é melhor para os tumores menores.
  • Carcinoma de células acinares. A maioria começa na glândula parótida. Eles tendem a ser de crescimento lento e ocorrerem em idades mais jovens do que a maioria dos tumores da glândula salivar. Eles são geralmente de baixo grau, mas o quanto invadem o  tecido adjacente determina seu prognóstico.
  • Adenocarcinoma polimorfo. Eles começam mais frequentemente nas glândulas salivares menores. Geralmente (mas nem sempre) crescem lentamente e são potencialmente curáveis. São mais frequentes em mulheres do que em homens.
  • Adenocarcinoma não especificado. Eles são mais frequentes nas glândulas parótidas e nas glândulas salivares menores. Esses tumores podem ser de qualquer grau. São frequentemente diagnosticados em pessoas com mais de 60 anos de idade.
  • Carcinoma secretor (carcinoma secretor análogo da mama). Esses cânceres são mais frequentemente encontrados nas glândulas salivares menores. Eles tendem a ser de baixo grau e crescem lentamente. Podem ser encontrados igualmente em homens e mulheres.
  • Adenocarcinomas raros. Alguns adenocarcinomas são bastante raros. Muitos tendem a ser de baixo grau e geralmente têm um prognóstico muito bom: adenocarcinoma basocelular, carcinoma de células claras, cistadenocarcinoma, adenocarcinoma sebáceo, linfadenocarcinoma sebáceo e adenocarcinoma mucinoso.
  • Outros adenocarcinomas raros. São mais susceptíveis de serem de alto grau e podem ter um prognóstico menos favorável: carcinoma oncocítico e carcinoma de duto salivar.

Tumores malignos mistos
 
Existem três tipos de tumores malignos mistos: carcinoma ex adenoma pleomórfico, carcinossarcomas e metástase de tumor misto. O carcinoma ex adenoma pleomórfico é responsável pela grande maioria desses tumores. Os outros dois são muito mais raros. O carcinoma ex adenoma pleomórfico é um tumor que se desenvolve a partir de um tumor benigno misto, também conhecido como adenoma pleomórfico, e ocorre principalmente nas glândulas salivares maiores.
 
Outros tipos raros
 
Vários outros tipos de tumores podem se desenvolver nas glândulas salivares:

  • Carcinoma espinocelular. Esse tipo de tumor ocorre principalmente em homens mais velhos e pode se desenvolver após tratamento radioterápico para outros tipos de câncer na região. Esse tipo de tumor tende a ter um prognóstico pior.
  • Carcinoma epitelial-mioepitelial. Pode ser de baixo grau, mas que pode recidivar após o tratamento ou disseminar para outras partes do corpo.
  • Carcinoma anaplásico de pequenas células. As células desses tumores têm características similares aos nervos. Eles são frequentemente encontrados nas glândulas salivares menores e têm crescimento rápido.
  • Carcinomas indiferenciados. Este grupo de tumores inclui o carcinoma de pequenas células indiferenciadas, o carcinoma indiferenciado de grandes células e o carcinoma linfoepitelial. Eles são de alto grau e muitas vezes se disseminam. O carcinoma linfoepitelial é mais frequente em inuítes, está associado à infecção por Epstein-Barr e tem um prognóstico ligeiramente melhor.

Outros tipos de câncer que podem afetar as glândulas salivares

  • Linfoma não Hodgkin. A maioria dos linfomas não Hodgkin começam nos linfonodos. Raramente, esses tumores se iniciam nas células do sistema imunológico do interior das glândulas salivares. Eles se comportam e são tratados de forma diferente do que outros tipos de tumores das glândulas salivares. A maioria dos linfomas que começam nas glândulas salivares afetam as pessoas portadoras de síndrome de Sjögren.
  • Sarcomas. As glândulas salivares contêm vasos sanguíneos, as células do músculo e as células que formam tecido conjuntivo. Os cânceres que começam nesses tipos de células são denominados sarcomas. Eles raramente ocorrem nas glândulas salivares.
  • Cânceres das glândulas salivares secundários. Tumores que se originam em outros locais ou se disseminam às glândulas salivares são denominados câncer de glândulas salivares secundário e são tratados de acordo com o local onde se originaram.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/03/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho