Tipos de Câncer

Câncer de Glândulas Salivares

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tipos de Câncer de Glândulas Salivares

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/11/2015 - Data de atualização: 22/01/2018


Os principais tipos de cânceres de glândulas salivares são:

Carcinoma Mucoepidermoide. O carcinoma mucoepidermoide é o tipo mais comum de câncer da glândula salivar e a maioria se inicia nas parótidas. Eles se desenvolvem com menos frequência nas glândulas submandibulares e nas glândulas salivares menores.  Estes cânceres são usualmente de baixo grau, mas também podem ser de grau intermediário ou alto.

Carcinoma Adenoide Cístico. O carcinoma adenoide geralmente é de crescimento lento e, muitas vezes, quando visualizado ao microscópio parece ser de baixo grau. Ele tende a se espalhar pelos nervos. Às vezes, o carcinoma adenoide cístico recidiva após muitos anos. O prognóstico é melhor para os tumores menores.

Adenocarcinomas. Adenocarcinoma é um termo utilizado para descrever os tumores que se iniciam nas células glandulares. Existem muitos tipos de adenocarcinomas da glândula salivar:

  • Carcinoma de Células Acinares. A maioria começa na glândula parótida. Eles tendem a ser de crescimento lento e a ocorrerem em uma idade mais jovem do que a maioria dos tumores da glândula salivar. Eles são geralmente de baixo grau, mas como se desenvolvem no tecido adjacente tem provavelmente um melhor prognóstico.

  • Adenocarcinoma Polimorfo de Baixo Grau (PLGA). Estes tendem a começar nas glândulas salivares menores. São geralmente de baixo grau e na sua maioria curáveis.

  • Adenocarcinoma Não Especificado. Eles são mais comuns nas glândulas parótidas e nas glândulas salivares menores. Estes tumores podem ser de qualquer grau.

  • Adenocarcinomas Raros. Vários tipos de adenocarcinoma são bastante raros. Muitos tendem a ser de baixo grau e geralmente têm um prognóstico muito bom: adenocarcinoma basocelular, carcinoma de células claras, cistadenocarcinoma, adenocarcinoma sebáceo, linfadenocarcinoma sebáceo e adenocarcinoma mucinoso.

  • Outros Adenocarcinomas Raros. São mais susceptíveis de serem de alto grau e podem ter um prognóstico menos favorável: carcinoma oncocítico e carcinoma de duto salivar.

Tumores Malignos Mistos


Existem 3 tipos de tumores malignos mistos: carcinoma ex adenoma pleomórfico, carcinossarcomas e metástase de tumor misto. O carcinoma ex adenoma pleomórfico é responsável pela grande maioria destes tumores. Os outros 2 são muito mais raros. O carcinoma ex adenoma pleomórfico é um tumor que se desenvolve a partir de um tumor benigno misto, também conhecido como adenoma pleomórfico, e ocorre principalmente nas glândulas salivares maiores.

Outros Tipos Raros


Vários outros tipos de tumores podem se desenvolver nas glândulas salivares:

  • Carcinoma Espinocelular. Esse tipo de tumor ocorre principalmente em homens mais velhos e pode se desenvolver após tratamento radioterápico para outros tipos de câncer na região. Este tipo de tumor tende a ter um prognóstico pior.

  • Carcinoma Epitelial-Mioepitelial. Pode ser de baixo grau, mas que pode recidivar após o tratamento ou disseminar para outras partes do corpo.

  • Carcinoma Anaplásico de Pequenas Células. As células desses tumores têm características similares aos nervos. Eles são frequentemente encontrados nas glândulas salivares menores e tem crescimento rápido.

  • Carcinomas Indiferenciados. Este grupo de tumores inclui o carcinoma de pequenas células indiferenciadas, o carcinoma indiferenciado de grandes células e o carcinoma linfoepitelial. Eles são de alto grau e muitas vezes se disseminam. O carcinoma linfoepitelial é mais comum em esquimós e em indígenas.

Outros Tipos de Câncer que podem afetar as Glândulas Salivares

  • Linfoma Não Hodgkin. A maioria dos linfomas não Hodgkin começam nos gânglios linfáticos. Raramente, estes tumores se iniciam nas células do sistema imunológico do interior das glândulas salivares. Eles se comportam e são tratados de forma diferente do que outros tipos de tumores das glândulas salivares. A maioria dos linfomas que começam nas glândulas salivares afetam as pessoas portadoras de síndrome de Sjögren.

  • Sarcomas. As glândulas salivares contêm vasos sanguíneos, as células do músculo e as células que formam tecido conjuntivo. Os cânceres que começam nestes tipos de células são denominados sarcomas. Eles raramente ocorrem nas glândulas salivares.

  • Cânceres das Glândulas Salivares Secundários. Tumores que se originam em outros locais ou se disseminam às glândulas salivares são denominados câncer de glândulas salivares secundários e são tratados de acordo com o local onde se originaram.

Fonte: American Cancer Society (28/09/2017)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive