Tipos de Câncer

Câncer de Cavidade Nasal e Seios Paranasais

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Terapia-alvo para câncer de cavidade nasal e seios paranasais

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/10/2015 - Data de atualização: 16/07/2021


À medida que os pesquisadores aprendem mais sobre as mudanças nas células que causam o câncer, eles têm sido capazes de desenvolver novos tipos de drogas que visam atacar receptores específicos.

A terapia-alvo consiste justamente nesse tratamento, que ataca especificamente essas moléculas, que sabidamente estão envolvidas no crescimento e disseminação das células cancerígenas.

Medicamentos que têm como alvo as células cancerígenas com alterações no EGFR

O cetuximabe é um anticorpo monoclonal que tem como alvo o receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR), uma proteína da superfície de certas células que as ajuda a crescer e se dividir. As células cancerígenas de cavidade nasal e seios paranasais têm, muitas vezes, quantidades maiores que o normal de EGFR. Ao bloquear o EGFR, o cetuximabe pode retardar ou impedir o crescimento celular.

O cetuximabe pode ser usado no tratamento de tumores avançados, como aqueles que estão disseminados ou retornam após o tratamento. Pode também ser combinado com a radioterapia ou com medicamentos quimioterápicos, como cisplatina e 5-FU, ou pode ser administrado isoladamente.

O cetuximabe é administrado por infusão intravenosa, uma vez por semana ou em semanas alternadas.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais frequentes do cetuximabe são erupção cutânea, similar a acne na face e no tórax durante o tratamento, que em alguns casos pode levar a infecções. Outros efeitos colaterais podem incluir cansaço, dor de cabeça, febre e diarreia. Um efeito colateral raro, mas grave do cetuximabe, é uma reação alérgica durante a primeira infusão, e que poderia causar problemas respiratórios e diminuição da pressão arterial. Converse com seu médico sobre quaisquer efeitos que você apresentar para que a causa possa ser identificada e a causa tratada.

Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.

Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive