Tipos de Câncer

Câncer de Mama

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Terapia Hormonal para Menopausa após o Câncer de Mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/10/2014 - Data de atualização: 23/06/2017


A terapia hormonal pós-menopausa, também denominada terapia de reposição hormonal, para ajudar com os sintomas da menopausa pode não ser segura para as mulheres que tiveram câncer de mama. Este é um problema para muitas mulheres que apresentam sintomas, como ondas de calor, devido ao tratamento contra câncer, ou simplesmente porque estão envelhecendo.

Muitas mulheres têm sintomas da menopausa, como ondas de calor após o tratamento do câncer de mama. Isso pode ocorrer naturalmente à medida que as mulheres envelhecem, mas também podem ser devido ao tratamento do câncer de mama. Algumas mulheres na pré-menopausa apresentam sintomas de menopausa em função da quimioterapia ou da ablação dos ovários. Alguns medicamentos hormonais usados no tratamento do câncer de mama, como o tamoxifeno e os inibidores da aromatase, também podem provocar sintomas da menopausa. As mulheres que passaram a menopausa também podem apresentar sintomas se tiveram que interromper a terapia de reposição hormonal.

Quando as mulheres chegam à menopausa, algumas optam pela terapia de reposição hormonal, que consiste em hormônios femininos (estrogênio, às vezes junto com progesterona) para ajudar a reduzir os sintomas da menopausa. Mas os médicos estão preocupados com as mulheres que tiveram câncer de mama usando a terapia hormonal pós-menopausa, devido a ligação entre os níveis de estrogênio e o desenvolvimento do câncer de mama.

Estudos mostraram que ex-pacientes de câncer de mama que faziam terapia de reposição hormonal eram mais propensas a desenvolver um novo câncer de mama ou a terem recidiva da doença do que as mulheres que não faziam a terapia hormonal pós-menopausa. Atualmente, os médicos recomendam que se uma mulher foi tratada contra câncer de mama, é imprudente fazer a terapia de reposição hormonal.

Aliviando os Sintomas da Menopausa sem Terapia Hormonal

Outras formas para ajudar a gerenciar os sintomas específicos da menopausa:

Produtos de Soja. Alguns médicos sugerem que o uso de fitoestrógenos pode ser mais seguros do que os estrogênios utilizados na terapia de reposição hormonal. Comer alimentos a base de soja parece ser seguro para mulheres que tiveram câncer de mama, embora não esteja claro se pode aliviar os sintomas da menopausa. As mulheres podem obter doses mais altas de fitoestrógenos em alguns suplementos dietéticos, como suplementos de soja ou isoflavonas. No entanto, não existem informações suficientes sobre esses suplementos para se saber com certeza se são seguros e sobre sua eficácia. Se você está considerando o uso desses suplementos, converse antes com seu médico.

Medicamentos não Hormonais. Os medicamentos sem propriedades hormonais que podem ser úteis no tratamento das ondas de calor incluem o antidepressivo venlafaxina, o medicamento para pressão arterial alta clonidina, e o medicamento para estresse gabapentina. Se você está usando tamoxifeno, é importante notar que alguns antidepressivos podem interagir com o tamoxifeno e podem torná-lo menos eficaz. Pergunte ao seu médico sobre as possíveis interações entre o tamoxifeno e quaisquer medicamentos que você está tomando.

Acupuntura. Algumas pesquisas sugerem que a acupuntura pode ser útil no tratamento das ondas de calor. Esta é outra opção para você conversar com seu médico.

Fonte: American Cancer Society (18/08/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive