O tabagismo é considerado uma doença crônica causada pela dependência à nicotina. O cigarro está associado a praticamente 90% dos casos de câncer de pulmão, além de também causar outros diferentes tipos de câncer, como: leucemia mielóide aguda, câncer de bexiga, de pâncreas, de fígado, do colo do útero, de esôfago, nos rins, de laringe (cordas vocais), de boca, de faringe (pescoço) e de estômago.
Parar de fumar é fundamental para diminuir o risco de desenvolver não apenas estes tipos de câncer como também outras doenças comuns associadas ao tabagismo, como doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias) e doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses).
Para oferecer sempre informação atualizada e de qualidade a você, estamos em permanente contato com os maiores especialistas em tabagismo do país. E nesta galeria, você terá acesso a entrevistas inéditas sobre o assunto, além de dicas para parar de fumar.
Afinal, 20 minutos sem fumar normaliza os batimentos cardíacos, 3 meses sem fumar diminui o risco de infarto e melhora a função pulmonar, 5 anos sem fumar diminui em 50% o risco de sofrer um derrame e 10 anos sem fumar reduz em 50% o risco de desenvolver câncer de pulmão e outros tipos.
Assista os vídeos e tire as suas dúvidas!
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.