Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica repudia fala de deputado Giovani Cherini sobre uso de máscara e câncer de Bruno Covas

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 20/05/2021 - Data de atualização: 20/05/2021


A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) afirmou que é falsa a informação de que o uso de máscaras de proteção contra o coronavírus pode prejudicar pessoas com câncer e agravar o problema, contradizendo a fala do deputado federal Giovani Cherini (PL-RS), vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara, na segunda-feira (17).

Cherini se referia ao prefeito de São Paulo Bruno Covas, que faleceu no domingo (16), vítima de um câncer no sistema digestivo, que combatia há cerca de um ano e meio. Na segunda, durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o parlamentar disse:

— A máscara que ele usou durante toda a campanha pode ter prejudicado o câncer que ele teve, porque as células precisam de respiração — disse Cherini.

No entanto, a sociedade de Oncologia Clínica afirmou que não procede a informação de que a "utilização de máscaras impede as células de respirarem" e de que "causam o agravamento de qualquer tipo de câncer". A entidade também reiterou "seu apoio apenas a divulgação de informações verdadeiras e de condutas que tenham evidências científicas de benefício à população".

"Reforçamos nosso compromisso permanente de participar do processo de construção de melhores práticas médicas, e nos colocamos à disposição para dialogar com toda a sociedade. Enquanto isso, paciente oncológico ou não devemos usar máscaras de proteção", finaliza o posicionamento.

A nota foi enviada, na segunda-feira (17), pela SBOC para a revista Crusoé, que pediu um posicionamento da entidade em relação a fala de Cherini.

Na segunda, GZH havia consultado três especialistas em oncologia para verificar a afirmação do parlamentar gaúcho.  Eles afirmaram que a declaração não procede e não encontra respaldo científico.

Confira a nota na íntegra

"A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) vem a público reiterar seu apoio apenas a divulgação de informações verdadeiras e de condutas que tenham evidências científicas de benefício à população. Portanto, é falsa a informação de que a utilização de máscaras impede as células de respirarem e de que causam o agravamento de qualquer tipo de câncer. Reforçamos nosso compromisso permanente de participar do processo de construção de melhores práticas médicas, e nos colocamos à disposição para dialogar com toda a sociedade. Enquanto isso, paciente oncológico ou não devemos usar máscaras de proteção."

Fonte: GZH Saúde

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive