Tipos de Câncer

Neuroblastoma


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sobre o neuroblastoma

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/04/2015 - Data de atualização: 26/10/2021


O neuroblastoma é um câncer que se inicia nos neuroblastos do sistema nervoso simpático.

  • A maioria dos neuroblastomas começa no abdômen, nas glândulas suprarrenais ou nos gânglios nervosos simpáticos.
  • A maior parte do restante dos neuroblastomas começa nos gânglios simpáticos próximos à coluna vertebral, torácica, lombar ou na pelve.
  • Raramente o neuroblastoma pode ter se disseminado no momento do diagnóstico, de modo que não seja possível identificar exatamente onde se iniciou.

Alguns neuroblastomas crescem e se disseminam rapidamente, enquanto outros crescem lentamente. Às vezes, em crianças muito jovens, as células cancerígenas morrem sem qualquer causa e o tumor desaparece por conta própria. Em outros casos, as células, no seu próprio amadurecimento em células ganglionares normais param de se dividir. Isso faz com que o tumor se torne um ganglioneuroma.

Outros tumores do sistema nervoso autônomo

Nem todos os tumores do sistema nervoso autônomo em crianças são malignos:

  • Ganglioneuroma. É um tumor benigno composto por gânglios e células nervosas.
  • Ganglioneuroblastoma. É um tumor que tem tanto partes malignas como benignas. Ele contém neuroblastos imaturos (células nervosas) que podem crescer e se disseminar de forma anormal, semelhante às do neuroblastoma, assim como áreas de tecidos mais maduras que são parecidas aos ganglioneuromas.

Os ganglioneuromas geralmente são removidos por cirurgia e analisados cuidadosamente sob um microscópio para se ter certeza de que eles não têm áreas de células malignas, o que o tornaria um ganglioneuroblastoma. Se o diagnóstico final é ganglioneuroma, não é necessário outro tratamento. Se for um ganglioneuroblastoma, é tratado da mesma forma que um neuroblastoma.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive