Tipos de Câncer

Câncer de Vulva

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sinais e Sintomas do Câncer de Vulva

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/02/2013 - Data de atualização: 18/02/2017


Os principais sinais e sintomas do câncer de vulva são:

Neoplasia Intraepitelial Vulvar


Grande parte das mulheres com neoplasia intraepitelial vulvar não apresenta sintomas. Quando uma mulher com neoplasia intraepitelial tem um sintoma, na maioria das vezes é como coceira que não melhora. Uma área com neoplasia intraepitelial pode parecer diferente do que a pele normal da vulva. Muitas vezes é mais espessa e mais do que a pele normal em torno dela. No entanto, uma área de neoplasia intraepitelial também pode apresentar colorações (vermelho, rosa ou mais escura) diferentes da pele ao redor.

Como essas alterações são muitas vezes causadas por outras condições clínicas, algumas mulheres não percebem que podem ter uma doença grave. Algumas tentam tratar o problema por conta própria.  Às vezes, até mesmo os médicos não diagnosticam a doença no início.

Câncer de Vulva de Células Escamosas Invasivo


Quase todas as mulheres com câncer de vulva invasivo apresentarão sintomas, que podem incluir:

  • Uma área na vulva que parece diferente do normal, podendo ser mais clara ou mais escura do que a pele em torno dela, parecendo vermelho ou rosa.
  • O tumor pode ser observado como uma protuberância ou inchaço, vermelho, rosa ou branco, com uma superfície parecendo uma verruga ou ferida. A área também pode aparecer branca e áspera
  • Espessamento da pele da vulva.
  • Coceira persistente.
  • Dor ou queimação.
  • Sangramento não associado ao período menstrual normal. 
  • Úlcera que persiste por mais de um mês.

O carcinoma verrucoso, um subtipo de câncer de vulva invasivo de células escamosas, se manifesta como tumores com aspecto de couve-flor ou verrugas genitais.

Estes sintomas são mais frequentemente provocados por outras condições clínicas. Entretanto, se você tiver esses sintomas, você deve procurar um médico para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Melanoma Vulvar


As pacientes com melanoma de vulva podem apresentar os mesmos sintomas que outros cânceres de vulva, como nódulo, coceira, dor e sangramento.

A maioria dos melanomas de vulva é preto ou marrom escuro, mas podem ser branco, rosa, vermelho ou de outras cores e tonalidades. Eles podem ser encontrados em toda a vulva, mas a maioria está localizado na área ao redor do clitóris ou nos grandes lábios.

Os melanomas de vulva podem começar numa pinta, que pode ser nova ou que vem mudando ao longo dos anos. Muitas vezes, o primeiro sinal de melanoma é uma mudança no tamanho, forma ou cor de uma pinta  ou mancha já existente. A regra "ABCDE” pode ser usada para lembrar o que deve ser procurado:

  • Assimetria. O formato de metade da pinta ou mancha não coincide com a outra metade.
  • Borda. As bordas são irregulares, entalhadas ou dentadas.
  • Cor. A cor não é uniforme. Tom de preto, marrom e canela podem estar presentes. Áreas brancas, cinza, vermelha ou azul também podem ser observadas.
  • Diâmetro. Maior que 6 mm.
  • Evolução. A pinta vem mudando de tamanho, forma, cor, aparência.

O sinal mais importante do melanoma é uma alteração no tamanho, cor e forma de uma pinta. Alguns melanomas não se enquadram nas regras acima descritas, por isso é importante informar ao médico quaisquer alterações em lesões de pele ou novos crescimentos de aparência diferente do restante das pintas existentes.

Câncer da Glândula de Bartholin


Um nódulo em ambos os lados da abertura da vagina pode ser um sinal de carcinoma das glândulas de Bartholin. No entanto, muitas vezes, uma protuberância nesta área pode tratar-se de um cisto da glândula de Bartholin, que é muito mais comum.

Doença de Paget


Dor e uma área escamosa avermelhada são sintomas da doença de Paget vulvar.

Fonte: American Cancer Society (16/02/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive