Tipos de Câncer

Câncer de Pulmão de Pequenas Células

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sinais e sintomas do câncer de pulmão em homens

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 04/11/2018 - Data de atualização: 04/11/2018


Não é surpresa dizer que os sintomas do câncer de pulmão em homens podem diferir dos sintomas em mulheres. Assim como os homens costumam ter sintomas diferentes das mulheres quando se trata de doenças cardíacas, eles também têm sintomas que diferem das mulheres em relação ao câncer de pulmão.

Isso é ainda mais preocupante, se considerar que o câncer de pulmão é a principal causa de mortes relacionadas ao câncer em homens. E ainda mais preocupante se você for fumante. Na realidade, atualmente, a maioria das pessoas que desenvolvem câncer de pulmão não fumam. Geralmente são ex-fumantes ou nunca fumaram.

O câncer de pulmão é tratável nos estágios iniciais da doença, mas infelizmente pelo menos metade dos pacientes são diagnosticadas com câncer de pulmão avançado. O câncer de pulmão é muitas vezes diagnosticado erroneamente, e o tempo médio entre o início dos sintomas e o tempo do diagnóstico é superior a um ano.

Entretanto, ainda há esperança. Todos devem se familiarizar com os sintomas do câncer de pulmão. Além disso, é importante saber se você é um candidato ao rastreamento do câncer de pulmão.

Por que os sintomas do câncer de pulmão diferem em homens e mulheres?

Uma das razões pelas quais os sintomas do câncer de pulmão diferem entre homens e mulheres é que os tipos mais comuns do câncer de pulmão são diferentes nos dois sexos - e diferentes tipos de câncer de pulmão tendem a apresentar sintomas diferentes.

Outro motivo para essa diferença é que uma porcentagem maior de homens que desenvolvem câncer de pulmão já fumaram em algum momento de sua vida, e alguns tipos de câncer de pulmão estão fortemente relacionados ao tabagismo.

Sintomas relacionados ao tipo do câncer de pulmão

            Câncer de pulmão de não pequenas células

Os cânceres de pulmão de não pequenas células são responsáveis ​​por 80% dos casos. Existem três tipos principais de cânceres de pulmão de não pequenas células:

  • Adenocarcinoma pulmonar.
  • Carcinoma de células escamosas.
  • Carcinoma de grandes células.

Nos homens, o tipo mais comum de câncer de pulmão é o carcinoma de células escamosas, que tende a crescer nas ou próximo às vias aéreas principais; geralmente apresentam sintomas, como:

  • Tosse crônica.
  • Tosse com sangue.
  • Chiado.
  • Falta de ar.
  • Rouquidão.
  • Infecções pulmonares como pneumonia.

Em contraste, o tipo mais comum de câncer de pulmão em mulheres é o adenocarcinoma, que se desenvolve nas regiões externas dos pulmões. Esses tumores podem crescer bastante ou se espalhar antes de provocar qualquer sintoma. Os sintomas iniciais podem incluir falta de ar, fadiga e dores nas costas e no ombro.

            Câncer de pulmão de pequenas células

A maioria dos cânceres de pulmão de pequenas células está relacionada com o tabagismo e ocorrem com mais frequência em homens do que em mulheres. Ao contrário dos cânceres de pulmão de não pequenas células, os sintomas estão geralmente presentes apenas por um curto período de tempo antes do diagnóstico.

O câncer de pulmão de pequenas células geralmente se inicia perto das grandes vias aéreas e se dissemina, muitas vezes, para o cérebro. Não é raro que os primeiros sintomas do câncer de pulmão de pequenas células estejam relacionados às metástases cerebrais, o que pode incluir dor de cabeça, alterações na visão, fraqueza em um lado do corpo ou alterações comportamentais.

Sintomas do câncer de pulmão mais comuns em homens

Os tipos mais comuns de câncer de pulmão em homens tendem a se desenvolver perto das vias aéreas centrais. Esses tumores costumam provocar sintomas no início da doença, relacionados à presença do tumor próximo à via aérea, como tosse com sangue e obstrução que leva ao colapso pulmonar (atelectasia).

Outro grupo de sintomas ocasionais está relaciona à síndrome paraneoplásica. A síndrome paraneoplásica é um grupo de sinais e sintomas causados ​​por substâncias similares a hormônios secretados por tumores, que é mais comumente observada nos cânceres de pulmão de pequenas células, câncer de pulmão de células escamosas e nos carcinomas de grandes células.

Os sintomas paraneoplásicos podem incluir hipercalcemia, diminuição do nível de sódio, fraqueza nos membros superiores, perda de coordenação e câimbras musculares.

Sintomas do câncer de pulmão menos comuns em homens

Uma forma de câncer de pulmão de não pequenas células diagnosticada mais comumente em mulheres jovens e pessoas que nunca fumaram é o carcinoma bronquíolo-alveolar, atualmente conhecido como um subtipo de adenocarcinoma de pulmão, que apresenta sintomas similares a outros tipos de câncer de pulmão. Não é raro que seja diagnosticado inicialmente como pneumonia ou outras doenças pulmonares.

Fonte: Signs and Symptoms of Lung Cancer in Men



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive