Especial

Qualidade de vida


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sexualidade x Câncer de Colo do Útero

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 22/02/2016 - Data de atualização: 02/03/2016


Discutiremos aqui os principais efeitos do tratamento do câncer de colo do útero sobre a sexualidade, são eles:

Menopausa Precoce


O tratamento para o câncer de colo do útero pode ter um efeito sobre sua vida sexual. Se ainda não teve a menopausa, você descobrirá que seu tratamento provocou uma menopausa precoce. Se você ainda não teve a menopausa, pode ser que seu tratamento provoque uma menopausa precoce se você fizer:

  • Radioterapia interna ou externa.
  • Cirurgia para remover o útero e ovários (histerectomia total). O cirurgião pode sugerir deixar os ovários, se você ainda não passou pela menopausa, mas isso nem sempre é possível. Ter os ovários removidos causará a menopausa de forma imediata.

A radioterapia provoca menopausa precoce, porque atua na produção dos hormônios pelos ovários. São os ovários que produzem os hormônios sexuais e deixam de produzir esses hormônios na menopausa natural. Os sintomas da menopausa que estão relacionados com o tratamento do câncer não são diferentes da menopausa natural, mas podem ser mais intensos. Você pode ter:

  • Ondas de calor e transpiração.
  • Secura Vaginal. 
  • Mau humor ou depressão.
  • Perda de confiança e autoestima. 
  • Cansaço.
  • Perda óssea.
  • Falta de interesse em sexo.

Terapia de Reposição Hormonal (TRH)


Não existe razão para não fazer a TRH se o seu tratamento provocou menopausa precoce. A TRH não afeta o câncer de colo do útero e os médicos podem prescrevê-la.

A terapia de reposição hormonal significa tomar um comprimido, usar um adesivo na pele ou colocar um implante. Isto fornece os hormônios sexuais femininos que você já não está produzindo naturalmente pelos ovários. A TRH geralmente alivia todos os sintomas da menopausa. Mas, se você já realizou radioterapia, é improvável que ajude com a secura vaginal.

Possíveis Efeitos Colaterais da Radioterapia


A radioterapia para tratamento do câncer de colo do útero pode provocar uma série de efeitos colaterais, como:

  • Fibrose e estreitamento da vagina.
  • Secura Vaginal. 
  • Dor durante a relação sexual.
  • Mucosa vaginal sensível.

Medos frequentes sobre Sexo e Câncer


Você pode se sentir nervosa e ansiosa por ter sexo após o diagnóstico do câncer de colo do útero, ou quando está realizando o tratamento. Mas, você pode retomar sua vida sexual normal dentro de algumas semanas após o fim da radioterapia ou cirurgia. Aguardar algumas semanas proporciona mais tempo para seu corpo se recuperar. O sexo não piora o câncer, nem aumenta o risco de uma recidiva. O câncer de colo do útero não é contagioso. Isto pode ser confuso porque o câncer de colo do útero está associado com o papiloma vírus humano (HPV), que pode ser transmitido ao/do seu parceiro. O HPV pode aumentar o risco de desenvolver câncer. No entanto, é muito importante lembrar que nem todas as pessoas que tem o vírus desenvolvem câncer. Para saber mais sobre o HPV acesse nossa seção Tudo sobre o HPV. http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tudo-sobre-hpv/2572/6/

Se você está fazendo químio, sugira ao seu parceiro o uso de camisinha, apenas por precaução. Não existe nenhum risco conhecido. Mas, os médicos não sabem exatamente como os medicamentos chegam até a mucosa cervical ou vaginal ou se isso pode ter algum efeito no seu parceiro.

Se você se sente nervosa sobre como retomar sua vida sexual, tente se acalmar e não se preocupar. Provavelmente só precisa de mais tempo para chegar a entender tudo o que aconteceu com você. Se você está preocupada, ansiosa ou deprimida, você provavelmente não sentirá desejo sexual. Dê mais um pouco de tempo para você. Converse sobre o assunto com seu parceiro, juntos vocês serão capazes de descobrir o que é melhor para ambos. Se for necessário, consulte um terapeuta sexual. Fale com seu médico que poderá lhe encaminhar ao profissional mais indicado. Mas, para a maioria das pessoas é só questão de tempo.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive