Os pacientes com câncer de próstata podem ser acometidos por uma série de problemas de saúde, mas muitas vezes a sua maior preocupação é enfrentar o câncer novamente. Se o câncer volta após o tratamento é chamado de recidiva. Mas alguns pacientes de câncer podem desenvolver um novo câncer. Isso é chamado de segundo câncer primário. Não importa o tipo de câncer que teve, ainda é possível ter outro (novo) câncer, mesmo depois de sobreviver ao primeiro.
Infelizmente, ter sido tratado contra o câncer não significa que você não pode ter um novo câncer. Na verdade, certos tipos de tratamentos contra o câncer podem ser associados a um maior risco de um segundo câncer.
Os pacientes que tiveram câncer de próstata podem ter qualquer tipo de segundo câncer, mas têm um risco aumentado para:
Os homens tratados com radioterapia também têm maior risco para:
Esse risco provavelmente está relacionado às doses de radiação. Novos métodos de radioterapia podem ter efeitos diferentes sobre os riscos de um segundo câncer. Como esses métodos são mais novos, os efeitos a longo prazo ainda não foram estudados.
Acompanhamento após o término do tratamento
Após o término do tratamento para o câncer de próstata, você ainda deve consultar o seu médico regularmente para procurar sinais de possíveis recidivas ou disseminação da doença.
Posso diminuir o risco de ter um segundo câncer?
Existem medidas que você pode tomar para reduzir o risco e permanecer o mais saudável possível. Por exemplo, os ex-pacientes de câncer de próstata devem evitar o tabagismo. Fumar pode aumentar o risco do câncer de bexiga após a radioterapia da próstata, bem como aumentar o risco de muitos outros tipos de câncer.
Para ajudar a manter a boa saúde, os pacientes de câncer de próstata também devem:
Essas ações também podem reduzir o risco de outros problemas de saúde.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Risco de desenvolver um segundo câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/08/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.