Tipos de Câncer

Câncer de Cabeça e Pescoço

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Reabilitação para Pacientes de Câncer de Cabeça e Pescoço

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/04/2014 - Data de atualização: 16/07/2017


O objetivo do tratamento para câncer de cabeça e pescoço é curar a doença, mas os médicos também têm a preocupação de preservar as funções das áreas afetadas tanto quanto possível e ajudar ao retorno do paciente às atividades normais o mais rapidamente possível após o tratamento. A reabilitação é uma parte muito importante do processo. Os objetivos da reabilitação dependerão da extensão da doença e do tipo de tratamento realizado pelo paciente.

Dependendo da localização da doença e do tipo de tratamento, o programa de reabilitação pode incluir fisioterapia, aconselhamento dietético, fonoaudiologia ou cuidados com o estoma. O estoma é uma abertura na traqueia através da qual o paciente respira, após a laringectomia (cirurgia para remover da laringe).

Às vezes, especialmente os pacientes com câncer de boca e orofaringe, podem ser necessárias uma cirurgia de reconstrução mais cirurgia plástica. No entanto, a reconstrução nem sempre é possível devido a danos no tecido remanescente da cirurgia inicial ou da radioterapia. Se a cirurgia de reconstrução não for possível, poderá optar-se pelo uso de uma prótese para restaurar de modo satisfatório a deglutição, a fala e a aparência. Os pacientes receberão treinamento especial sobre como usar esses dispositivos.

Os pacientes que têm dificuldade para falar após o tratamento podem precisar de fonoaudiologia. O fonoaudiólogo inicia o  tratamento no hospital, onde planeja a terapêutica e ensina os exercícios de fala ou métodos alternativos para falar. A fonoaudiologia pode continuar após o paciente ter alta hospitalar.

Comer pode ser difícil após o tratamento para câncer de cabeça e pescoço. Alguns pacientes recebem nutrientes diretamente na veia após a cirurgia ou utilizam uma sonda de alimentação até que eles possam se alimentar por conta própria. Enfermeiros ou fonoaudiólogos podem ajudar os pacientes a aprender a engolir novamente após a cirurgia.

Fonte: National Cancer Institute (29/03/2017)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive