Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Quem tem câncer deve controlar ansiedade

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 01/06/2020 - Data de atualização: 01/06/2020


O diagnóstico de câncer afeta a saúde mental da pessoa e dos familiares e cuidadores. A pandemia do coronavírus aumenta ainda mais essa preocupação. A ansiedade em relação a se infectar é perceptível, mas para um bom posicionamento sobre o que realmente está acontecendo e qual a melhor forma de se comportar é importante estar informado e cuidar das emoções, evitando o estresse crônico e, consequentemente, a ansiedade, preservando o sistema imunológico.

Os pesquisadores da National Institutes of Health (NIH) nos Estados Unidos apontam que o bem-estar emocional é retratado como a capacidade de lidar adequadamente com o estresse, adaptando-se às mudanças e aos tempos difíceis. Um período de incertezas e de distanciamento social é desafiador e leva a sentimentos de ansiedade, depressão e solidão. Felizmente, há muitas atitudes para gerenciar esses sentimentos e enfrentar esse período.

Quem trata de câncer deve conversar com o médico sobre consultas e tratamento. Os pacientes em processo de quimioterapia são ainda mais afetados, já que a imunidade fica comprometida.

Em relação à saúde mental, algumas pessoas desenvolvem quadros psicológicos e psiquiátricos, como angústia, insônia, irritabilidade, estresse, medo, depressão e ansiedade. O momento requer a inclusão de alguns hábitos e atitudes no cotidiano para ajudar a lidar melhor com a ansiedade. Conforme a American Cancer Society, permanecer positivo auxilia na manutenção da sua saúde em geral. Além disso, reserve uma parte do dia para conversar com quem você mora e com quem está distante. Até mesmo, uma ligação em vídeo tem seu valor, pois a tecnologia tem sido uma grande aliada.

Alguns tipos de respiração também acalmam e controlam a ansiedade. Pare e respire lentamente com mais tranquilidade e profundidade, colocando a mão sobre o abdômen para senti-lo se movimentar.

A ansiedade pode se exacerbar com excesso de informações. É fundamental estabelecer limites para ver notícias sobre a pandemia e se informar sempre por fontes oficiais, como Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Mastologia.

Dormir bem, alimentar-se de forma saudável e manter uma prática ativa em casa, pode ajudar na saúde física e mental. Se necessário, procure acompanhamento psicológico com um profissional. Não hesite em conversar com seu médico, quando se sentir angustiado. Lembre-se que alguns atendimentos podem ser feitos por telemedicina, conforme protocolos e legislação pertinentes ao tema pelo Conselho Federal de Medicina e Ministério da Saúde.

É fundamental a paciente e todas as pessoas com quem convive saberem que emoções – positivas ou negativas – interferem a favor ou contra o sistema imunológico. É por isso que ações e pensamentos como cuidar da saúde, ter atitude positiva e tratar o ambiente doméstico resultam no estímulo da esperança e são relevantes no processo de cura de uma doença tão complexa.

Fonte: O Tempo

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive