Tipos de Câncer

Câncer de Próstata

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Problemas comuns na próstata

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 27/11/2018 - Data de atualização: 28/11/2018


Problemas na próstata são comuns em homens de todas as idades, mas especialmente nos mais velhos, podendo variar de uma simples inflamação a câncer.

Se você suspeitar de um problema em sua próstata entre em contato, imediatamente, com seu médico, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

1. Hiperplasia prostática benigna

A hiperplasia benigna da próstata é o termo técnico para descrever um tipo comum de crescimento benigno da próstata provocado pelo aumento do número de células normais da glândula. Esta condição é mais comum em homens mais velhos e não está relacionado ao câncer.

2. Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o problema mais complexo e complicado da próstata e pode, no início, provocar muitos dos mesmos sintomas que qualquer outro problema na próstata.  Entretanto, atualmente, pode ser diagnosticado precocemente pelos exames de rastreamento antes de se manifestarem quaisquer sinais ou sintomas.

O câncer de próstata se desenvolve na próstata - uma pequena glândula do sistema genital masculino e é um dos tipos mais comuns de câncer nos homens. Alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente e podem precisar de tratamento imediato ou de um tratamento mínimo, outros tipos são mais agressivos e podem se disseminar rapidamente.

O câncer de próstata quando diagnosticado precocemente tem maior chance de sucesso no tratamento.

Sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata avançado pode provocar sinais e sintomas como:

  • Dificuldade para urinar.
  • Fluxo urinário fraco.
  • Sangue no sêmen.
  • Desconforto na região pélvica.
  • Dor óssea.
  • Disfunção erétil.

Fatores de risco para câncer de próstata

Os fatores que podem aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata incluem:

  • Idade avançada. o risco de câncer de próstata aumenta com a idade.
  • Raça. Os homens de raça negra têm um risco maior do que os homens de outras raças.
  • Histórico familiar de câncer de próstata ou de mama. Ter um parente com câncer de próstata pode aumentar o risco de desenvolver a doença. Além disso, ter um histórico familiar de portar genes que aumentam o risco de câncer de mama (BRCA1 ou BRCA2) ou histórico familiar de câncer de mama também pode aumentar o risco de câncer de próstata.
  • Obesidade. Homens obesos diagnosticados com câncer de próstata têm mais probabilidade de ter uma doença avançada que é mais difícil de ser tratada.

Complicações do câncer de próstata

As possíveis complicações do câncer de próstata e seus tratamentos podem incluir:

  • Disseminação da doença. O câncer de próstata pode se metastizar para órgãos próximos, pela corrente sanguínea ou sistema linfático. Se a doença disseminar, pode ser controlada, mas é improvável que seja curada.
  • Incontinência urinária. O câncer de próstata e seus tratamentos podem causar incontinência urinária. As opções de tratamento incluem medicamentos, cateteres e cirurgia.
  • Disfunção erétil. Pode ser uma consequência do próprio câncer de próstata ou seus tratamentos, como cirurgia, radioterapia ou hormonioterapia.

3. Prostatite Aguda

A prostatite e a inflamação da próstata podem se desenvolver rapidamente e provocar sintomas importantes como problemas urinários, dor na virilha, dor na região pélvica e genital e sintomas semelhantes aos da gripe.

Se a prostatite for causada por uma infecção bacteriana, podem ser prescritos antibióticos.

4. Prostatite Crônica

A prostatite também pode ser um problema que dura alguns meses e provoca sintomas intermitentes. Um tipo de prostatite, conhecida como prostatite crônica, pode ser mais difícil de ser tratada. As chances de uma pessoa desenvolver prostatite, assim como outras condições na próstata, aumentam com a idade.

Fonte: What Are Some Common Prostate Problems? (04/11/2017)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive