top
Tipos de Câncer

Câncer de Próstata

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia fala sobre o câncer de próstata

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 18/10/2012 - Data de atualização: 18/10/2012


O câncer de próstata é a neoplasia mais comum entre os homens, representando mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino a partir dos 50 anos. De acordo com Dr. Jose Carlos de Almeida, médico urologista e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, o diagnóstico precoce continua sendo a arma mais eficaz contra esse tipo de câncer. Os exames preventivos como o PSA e Toque Retal continuam sendo imprescindíveis.

Instituto Oncoguia - Quais os exames que o homem deve fazer para a prevenção do câncer de próstata? A partir de que idade?

José Almeida - A prevenção do câncer de próstata se divide em duas frentes: Os homens que já tem histórico familiar para o câncer de próstata e aqueles que não têm histórico familiar. A maneira mais segura de curar o câncer de próstata é descobrindo-o precocemente, ou seja, fazendo os exames preventivos.

Os homens que tem histórico familiar devem fazer os exames preventivos anualmente (PSA e o Toque retal) a partir dos 40 anos de idade. Já aqueles que não têm histórico na família devem fazer os exames preventivos a partir dos 50 anos. Não se deve esperar pelo aparecimento dos sintomas para recorrer ao exame preventivo. O câncer de próstata não dá sintomas. Seguramente, quando os sintomas começarem a se manifestar, a doença já estará em estágio avançado.
Em sua opinião, o que ainda impede que os homens se cuidem? Como isso poderia ser mudado?

Acredito que o maior empecilho para que os homens cuidem de sua própria saúde é a própria cultura machista, preconceito e a falta de informação. Por esse motivo, iniciativas que promovem a educação e a informação são tão importantes.

Instituto Oncoguia - Quais são os principais sintomas do câncer de próstata?

José Almeida - O câncer de próstata não emite sintomas. Quando surge algum sintoma da doença, o câncer já está em estágio avançado. É uma doença silenciosa. Por esse motivo, os exames preventivos são tão importantes. O PSA e o exame de Toque podem diagnosticar precocemente qualquer alteração. Não se pode esperar o paciente estar em um estágio avançado, como por exemplo, urinar sangue, para detectar a doença.

Instituto Oncoguia - Existem fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata?

José Almeida - Ainda hoje é muito questionado quais fatores de risco são preponderantes para o desenvolvimento do câncer de próstata. Podemos dizer que os fatores externos tais como: sedentarismo, má alimentação, obesidade podem influenciar no surgimento da doença. No entanto, sabe-se que para o câncer de próstata o fator genético, ou seja, histórico familiar da doença é o maior responsável. Assim, o histórico familiar é muito importante.

Instituto Oncoguia - Quais os tratamentos para o câncer de próstata?

José Almeida - O câncer de próstata pode ser tratado de diversas maneiras. O método selecionado depende de seu estágio, velocidade de crescimento, idade e saúde geral do paciente. Todos esses fatores podem e devem ser completamente discutidos com seu médico. Em casos de estágio inicial é indicado o tratamento cirúrgico, isto é, a retirada total da próstata. Já em casos mais avançados é utilizado o bloqueio hormonal, ou seja, é utilizado medicamentos que impedem o crescimento hormonal (testosterona).

Instituto Oncoguia - Quais os efeitos colaterais mais freqüentes?

Os principais efeitos colaterais são: De 9 a 10% incontinência urinária e de 20% a 80% impotência.

Instituto Oncoguia - Quais são os principais objetivos da Campanha de Conscientização sobre o Combate ao Câncer de Próstata da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)?

A Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata tem como objetivo explicar a importância da prevenção e com isso, desmitificar as formas de tratamento. É preciso enfatizar que a prevenção é a única forma de se diagnosticar o câncer em estágio inicial, quando ele é curável em 90% dos casos. É preciso conscientizar os homens de que a doença não tem sintomas, ou seja, não se pode esperar sentir alguma coisa para procurar um urologista.

Para maiores informações: Sociedade Brasileira de Urologia


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive