Alguns médicos acreditam que o câncer de próstata se forma a partir de uma condição pré-cancerosa denominada neoplasia intraepitelial prostática, embora não se tenha certeza disso.
Neoplasia intraepitelial prostática
Nessa condição, há alterações na forma como as células da próstata são vistas sob o microscópio, pois as células anormais não parecem se desenvolver junto com as células cancerígenas. Baseado em como os padrões das células anormais se parecem, elas são classificadas em:
A neoplasia intraepitelial prostática pode ser encontrada nas próstatas de alguns homens aos 20 anos de idade, mas não necessariamente desenvolverão câncer de próstata.
Atrofia inflamatória proliferativa (PIA)
Na atrofia inflamatória proliferativa, as células da próstata parecem menores do que o normal, e existem sinais inflamatórios na região. A atrofia inflamatória proliferativa não é câncer, mas os pesquisadores acreditam que às vezes pode levar à neoplasia intraepitelial prostática de alto grau, ou talvez diretamente ao câncer de próstata.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/08/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.